A Culturgest oferece, este sábado, dia 14, uma tarde dedicada à literatura. Entre as 15h e as 17h, vão ser apresentados textos e obras de José Saramago, José Mário Branco, Tiago Rodrigues e Sarah Kane na Maratona de Leitura. A entrada é gratuita.

Durante a tarde, vão ser lidos vários textos em voz alta, desde poesia, prosa, ficção, excertos de autores – maioritariamente portugueses – em vários espaços da Culturgest. “Elevadores são dedicados a haikus, viagens curtas para poemas curtos, foyers, bengaleiros e escadas destinam-se a leituras várias, uma das salas é dedicada apenas a leitura de cartas (de José Saramago, José Mário Branco, Rainer Maria Rilke, Drummond de Andrade, entre outros), outra a textos de teatro (de Tiago Rodrigues, Keli Freitas, Sarah Kane, Mohamed El Khatib e Rodrigo Garcia)”, pode ler-se em comunicado. Pelos foyers podem encontrar-se máquinas de escrever.

Neste dia, espera-se que o público tome uma posição ativa na literatura, com a participação na leitura e interpretação de obras. Várias pessoas da área da cultura também estarão presentes.

O coletivo participativo da Maratona de Leitura é constituído por Antónia Honrado, Bruno Castro, Daniel Gamito Marques, Inês Bernardo, José Luís Almeida, Simone Andrade e Tânia Ramos.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Patricia Blazquez

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.