O festival Entrudanças está de volta para a 19ª edição em Castro Verde, entre os dias 1 e 3 de março. Organizado pela PédeXumbo, pela Câmara Municipal de Castro Verde e pela Junta de Freguesia de Entradas, conta com uma programação eclética que inclui bailes, oficinas de dança, cante e musicais, concertos e animações musicais, oficinas para famílias e passeios. 

Sendo o entrudo uma festividade pagã, a que hoje em dia habitualmente chamamos de Carnaval, este festival bebe das romarias feitas na rua e tem uma forte ligação com a comunidade local. Nas semanas que se antecedem, desenvolve num espírito artístico-comunitário um trabalho com os locais, que se revela mais tarde. Do Centro Recreativo de Entradas, onde acontecem os bailes, à Adega das Ceifeiras, um dos espaços em que se pode “comer, cantar e estar em grande convívio num grande cozinha com fogo de chão”, como revelam no site oficial, os acontecimentos vão decorrendo em lugares de Castro Verde que reforçam a ligação à comunidade.

Numa espécie de Carnaval à alentejana, a PédeXumbo — associação que também organiza o festival Andanças— vê no Entrudanças uma oportunidade para difundir práticas ambientais que incentivem a um consumo e um modo de vida mais sustentáveis. O compromisso traduz-se na redução de descartáveis, através da utilização de uma caneca reutilizável que os visitantes podem adquirir no festival ou simplesmente trazer de casa (desde que tenha uma capacidade até 20 cl); na redução do desperdício de comida, sensibilizando as pessoas a pedirem apenas a quantidade de que necessitam; e dando sugestões para um mobilidade mais sustentável,  como a partilha de carro ou a deslocação em transportes coletivos. 

O alojamento em Castro Verde é facilitado pela organização, através de um espaço em área coberta providenciado para campismo gratuito e de um contacto direto para quem preferir ficar numa casa, que podes encontrar aqui

O Entrudanças surgiu em 2000 como pretexto para a celebração do Entrudo, de forma a ter uma desculpa para festejar pelas ruas até no inverno. Durante três dias celebra-se em bailes pela noite fora com danças do mundo e outros saberes ligados à tradição, à música, aos instrumentos, ao canto, às manualidades. O festival que começou por ser em Évora e fez dessa cidade o seu palco até 2004, mudou-se para Entradas, uma vila no interior do Alentejo no concelho de Castro Verde, onde se mantém até agora.  

Descobre a programação completa do Entrudanças 2019, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografias de PédeXumbo

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.