A pianista Maria João Pires tem dez concertos agendados no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco. Os espetáculos ocorrem entre janeiro e maio deste ano, tendo sido a informação adiantada pela artista na sua página oficial de Facebook.

As Fontes e a Alemanha é o tema que inicia este ciclo, a 19 e 20 de janeiro, e o recital de Maria João Pires conta com a presença de Lilit Grigoryan, de origem arménia. Já antes as duas pianistas tinham tocado em conjunto, nomeadamente em espetáculos decorridos em Itália, França e Espanha. Grigoryan e Maria João Pires tinham também trabalhado em colaboração numa iniciativa de formação e apoio a novos intérpretes lançada pela pianista portuguesa em 2017, o projeto Partitura.

No mês de fevereiro, com o tema Através da Áustria, estão previstos dois concertos, a decorrer nos dias 16 e 17. Em março, os espetáculos acontecem também a 16 e 17, sob a temática O Danúbio em Viena.

Em direcção à Hungria é o título que oferece o mote para os concertos de abril, a 27 e 28 desse mês, e, em maio, De Budapeste ao Delta é o tema selecionado pela pianista Maria João Pires para encerrar o ciclo musical, nos dias 18 e 19.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Geert Pieters, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.