A cantora e compositora Maria Reis apresenta esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, o seu novo disco - Chove na Sala, Água nos Olhos - na Culturgest, em Lisboa, pelas 21 horas.

Trata-se da sua estreia a solo, após a impetuosa vida como vocalista de Pega Monstro, numa altura em que está em acelerada transformação e a sua música parece celebrar essa mudança em tempo real. "Este concerto especial na Culturgest comemora, precisamente, o encontro destes dois caminhos, como dois lados de uma mesma moeda: em palco, uma banda mostra a genica pop da canções de Maria Reis e um ensemble clássico revela como este pode (re)criar tudo de novo para ela e para nós", pode ler-se na apresentação do concerto desta noite.

No palco da Culturgest, Maria Reis estará acompanhada de Simão Simões (no baixo) e João Portalegre (bateria), a sua actual banda. António Quintino (contrabaixo), Ana Elisa Ramos, Gergana Ribeiro (violinos), Sofia Gomes (viola de arco), Luís Azevedo (violoncelo) e Diogo Duque (flauta e fliscorne) juntam-se também no âmbito desta ocasião.

O disco  foi lançado na reta final de 2019, pela Cafetra Records, e sucede ao EP Maria lançado há dois verões. Neste registo, Maria Reis dá-nos tanto a folia pop com canções fulminantes de fácil contágio, como a construção de filigranas acústicas que reconfiguram surpreendentemente toda a sua escrita musical.

Chove na Sala, Água nos Olhos está à venda em vinil de 10' e versão digital nas plataformas habituais. Os bilhetes para o concerto de apresentação custam entre 6€ (com desconto) e 12€ e estão à venda na Culturgest, Rede Ticketline e online.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Lourenço Crespo

Se queres saber mais sobre a agenda da cultura em Portugal, clica aqui.