fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Marionetas invadem Lisboa de 13 de maio a 5 de junho

De 13 de maio a 5 de junho, o FIMFA Lx22 – Festival Internacional de…

Texto de Redação

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

De 13 de maio a 5 de junho, o FIMFA Lx22 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas está de regresso a Lisboa, com mais de 20 espetáculos e atividades de criadores nacionais e internacionais, apresentados a partir do mote "Pensar o Futuro".

Durante mais de três semanas, as marionetas vão invadir nove espaços da capital: São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro do Bairro, Teatro Taborda, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Centro Cultural da Malaposta e Cinemateca Portuguesa.

A abertura do FIMFA Lx22 decorrerá no São Luiz Teatro Municipal, com Work, um espetáculo do coreógrafo italiano Claudio Stellato, que nos transporta para uma oficina surrealista, onde a bricolage se transforma em arte, com recurso à dança, novo circo, escultura, happening dadaísta e teatro visual.

No São Luiz será ainda possível assistir a mais cinco espetáculos: Le Présent c’est l’Accident!, uma peça musical e visual do encenador francês Jean-Pierre Larroche, que mistura motores mecânicos e eletrónicos com o talento humano; Quelque chose s’attendrit, uma performance de ótica do francês Renaud Herbin, em que uma marioneta de fios se move pelo espaço interestelar; Simple Machines, conferência-espetáculo do belga Ugo Dehaes, criador de robots-bailarinos, que questiona a relação entre o homem e a máquina através do movimento; Earthbound, da italiana Marta Cuscunà, um monólogo para uma atriz e criaturas animatrónicas; e Cardiophone, espetáculo para uma pessoa, onde Moran Duvshani promove o encontro entre a tecnologia médica e a música mecânica, para uma verdadeira viagem ao nosso interior.

No Teatro Nacional D. Maria II, a companhia belga Karyatides apresenta Frankenstein, um espetáculo que conta com dois atores-manipuladores, uma cantora de ópera e um pianista, ajudados em palco por uma multidão de bustos, bonecos e objetos de todos os tipos.

Os Bonecos de Santo Aleixo, laureados com o Prémio Henrique Delgado 2022, também estão de regresso ao FIMFA Lx, com Auto da Criação do Mundo, que será apresentado no Teatro do Bairro. Também neste teatro, será possível assistir a HEN, o cabaré de uma marioneta queer e punk, criado por Johanny Bert e pelo Théâtre de Romette; Ersatz, do Collectif AÏE AÏE AÏE, um teatro de objetos futurista que cruza a realidade virtual com a manipulação de objetos reais; e Jardineiro Imaginário, o mais recente espetáculo do Teatro de Marionetas do Porto, com encenação de Isabel Barros.

O Teatro de Ferro leva até ao Centro Cultural da Malaposta o segundo momento do seu ciclo dedicado aos objetos, A revolta dos Objetos - Uma Conferência Animada, enquanto Susana Domingos Gaspar apresenta, no mesmo espaço, As Amigas da Gaspar, espetáculo que junta marionetas, duas bailarinas e uma cantautora.

Work de Claudio Stellato ©Pierre Rigo

Paulo Duarte, marionetista português radicado em França, regressa ao FIMFA Lx com dois espetáculos: Pour Bien Dormir, que poderá ser visto no Centro Cultural da Malaposta, e NOVO, que será apresentado no Teatro Taborda. Já no Museu Nacional do Teatro e da Dança, a Trupe Fandanga apresenta Qubim, revelando-nos um palco que é uma carrinha cheia de caixas com marionetas.

A pensar nos mais novos, o FIMFA Lx22 apresenta dois espetáculos no LU.CA – Teatro Luís de Camões, que podem ser vistos por toda a família: Karl, da companhia francesa Betty BoiBrut’, que trabalha com formas de madeira que se movem e transformam como que por magia; e Hermit, da artista holandesa Simone de Jong, um espetáculo visual em torno de uma casa em miniatura e do seu tímido habitante. Nos jardins do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, miúdos e graúdos poderão ainda deparar-se com os insetos gigantes Big Bugs, da Mr.Image Theatre (Holanda).

A iniciativa contará também com atividades paralelas, compostas por exibições de filmes, workshops e encontros com artistas. Produzido pel'A Tarumba – Teatro de Marionetas, o FIMFA Lx é um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa que, anualmente, junta reputados criadores mundiais, afirmando-se como um dos mais importantes pontos de encontro internacionais do teatro de marionetas contemporâneo.

Texto de Redação
Fotografia de Marta Cuscunà

Se queres ler mais notícias, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0