Pequeno vídeo sobre serigrafia, com o processo completo

https://www.youtube.com/watch?v=DocXCZz0R78

Impressão tipográfica

https://www.youtube.com/watch?v=QkQgZcV2XrM

Minerva (a mini-máquina de impressão tipográfica)

https://www.youtube.com/watch?v=VW8-bz5N1wA

Filme Blade Runner

http://www.imdb.com/title/tt0083658/

Caio e pessoal interessado em realidade ficcionada ou aumentada, este filme, ou livro, é talvez o texto de ficção cientifica mais inspirado e inspirador, do conhecimento geral.

Existirão outros, mais subversivos e “underground”, que poderão servir de inspiração para uma publicação. (algumas imagens em anexo)

Website com recolha de várias lendas e contos portugueses

caso se sintam “encravados” com o tema, procurem inspiração aqui. Contem muitos contos e lendas recolhidos por todo o pais. Podem actualizá-las ou adaptá-las à vossa realidade, mudando elementos ou ambientes > http://lendasecalendas.omeuforum.net/f3-lendas-mitos-e-contos-tradicionais-portugueses

acerca do Lynotipe

Lynotipe era uma técnica utilizada para criar linhas de texto, de forma mais rápida do que a composição letra a letra.

Tornou-se obsoleta após a invenção de novas técnicas de composição de página total.

trailer do filme que foi mencionado na aula > https://laughingsquid.com/linotype-the-film/

Sobre a selecção dos dois trabalhos a acompanhar

É crucial que desenvolvam o máximo de trabalho possível até à última aula, e que até lá tragam o máximo de páginas possíveis desenvolvidas, para que possam falar sobre elas e debater o caminho a seguir.

Nessa última aula reunirão os trabalhos para poderem ser avaliados por um júri que entretanto o formador anunciará, composto por algumas pessoas que darão uma opinião relevante e informada.

Os dois trabalhos seleccionados serão depois acompanhados de forma a produzir uma exposição e possivelmente uma publicação.

Isto não significa que os restantes ficarão “na gaveta”. Será estudado, caso a caso, a possibilidade de apresentá-los ao público e/ou publicá-los, dependendo da qualidade e pertinência intríseca.

Objectivo

Entre 16 a 24 páginas ilustradas (independentemente da complexidade) – podem planear páginas muito simples ou completamente cheias, desde que criem o tal ritmo de leitura, a vontade de virar a página e descobrir o que se segue!

P.S. > enviem email com dúvidas, para o formador Hugo Henriques, para mostrar novas ideias ou ilustrações em que estejam a trabalhar.