“Esta é a madrugada que eu esperava / O dia inicial inteiro e limpo” — assim se inicia o poema 25 de abril de Sophia de Mello Breyner que serve de mote para uma sessão de poesia à solta no Mercado Municipal de Matosinhos, no dia 20 de abril. O Plano Municipal de Leitura de Matosinhos preparou, além desta, uma série de atividades para promover a literatura no concelho. 

A sessão do dia 20 tem início marcado para as 10h00 e vai interagir com comerciantes e clientes do mercado pela voz dos declamadores João Rios, Isaque Ferreira, Rui Spranger e Renato Filipe Cardoso. Esta “Poesia Maldita” vai ser dedicada em pleno ao 25 de abril, envolvida pelo espírito de revolução e liberdade. 

Também a partir de abril vão iniciar-se os “Encontros com Autores na Cidade”, uma nova série de encontros mensais com autores para conversas, a ter lugar na Biblioteca Municipal Florbela Espanca. O primeiro está marcado para o dia 24 de abril e leva à biblioteca Isabel Rio Novo, autora da mais recente biografia de Agustina Bessa-Luís, “O Poço e a Estrada”.  

As restantes sessões — todas com início marcado para as 18h30 — levam Nuno Camarneiro (31 de maio), Álvaro Laborinho Lúcio (27 de junho), Daniel Jonas (25 de julho), João Tordo (26 de setembro), Fernando Pinto do Amaral (31 de outubro) e José Luís Peixoto (28 de novembro). A participação nas conversas é gratuita, sendo necessária apenas uma inscrição que pode ser feita através deste link

O Plano Municipal de Leitura de Matosinhos foi criado em 2015 com o intuito de promover e disseminar os hábitos de leitura no concelho, tentando chegar a diferentes faixas etárias, numa estratégia integrada de programação do livro e da leitura. Além das conversas inclui outras iniciativas como workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições de Matosinhos, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas e lançamentos de livros.  

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Da Kraplak via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.