O Mercado Municipal de Matosinhos vai receber de 12 a 15 de setembro o Festival de Cinema de Viagens e Aventura. O evento organizado pela agência de viagens Nomad e a Câmara Municipal de Matosinhos vai levar o cinema e um conjunto de estórias para o mercado.

A programação será composta não só por filmes e documentários, mas também por uma programação paralela, que inclui conversas com convidados como Ricardo Carvalho, que falará sobre uma expedição de trenó pelo Círculo Polar Ártico, ou Filomena Moura, que das 10h00 às 11h00 de dia 15 falará sobre “Miúdos feitos de liberdade"; masterclasses como a de Travel Journalism com Nathan Thornburgh, produtor da plataforma “Anthony Bourdain: Explore Parts Unknown”; e até o Instameet “O Mundo Numa Rua” com Rita Andrade. 

O Warm Up é feito no dia 12 de setembro das 17h00 às 19h30 na Chelo Coast House e serve para pôr a conversa em dia, relembrar a edição anterior e aproveitar o dia junto à praia de Matosinhos. A primeira sessão decorre ainda na quinta-feira,  a partir das 21h30, com filmes ainda por anunciar.

“Conhecimento, inspiração e comunidade” são os três pilares em que o festival assenta, conforme explica a organização no site. Mais do que apenas um festival de cinema, a mostra pretende ser um espaço de partilha e troca de ideias. 

A edição anterior, que decorreu de 13 a 15 de setembro, trouxe, entre outros convidados, Johnny Harris, criador da série Borders (da plataforma Vox), recentemente nomeada para os Emmys na categoria de documentário. O jornalista deu uma palestra sobre o poder do vídeo a criar pontes entre culturas e uma masterclass,  sobre “Multimedia Storytelling”. 

Para destacar “o que de melhor se faz dentro das temáticas da viagem, do surf, da aventura ou da montanha”, a marca The North Face associou-se este ano à Mostra de Cinema de Viagens e Aventura para atribuir dois prémios: Prémio The North Face “Melhor Curta”, no valor de 2.000€, e Prémio The North Face “Escolha do Público, no valor de 1.000€. As curtas que pretendam candidatar-se devem ter entre 2 a 30 minutos e devem ser submetidas até 30 de junho de 2019, aqui.

Todas as sessões têm início às 21h30 e a entrada é sempre livre. A festa de encerramento está marcada para as 17h30 do dia 15 e ficará a cargo da Monster JinxConhece aqui os convidados desta edição.

Texto de Carolina Franco
Cartaz de Nomad disponível via Facebook

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.