O Mercado Municipal de Matosinhos vai ser transformado, ao longo do próximo dia 29 de junho, num estúdio de Instagram. Uma designer e três dos mais conhecidos instagramers portugueses – Maria João Branco, João Bernardino (@joao.bernardino), Luís Octávio Costa (@kitato) e Wandson Lisboa (@wandson) – vão acolher todos os interessados para um laboratório criativo na área da fotografia, do vídeo e do stop motion.

A proposta passa por fotografar o Mercado de Matosinhos, partilhando as imagens no Instagram. “O mercado, classificado como Monumento de Interesse Público, será, assim, um verdadeiro estúdio de Instagram e o epicentro da rede. Toda a comunidade portuguesa do Instagram está convocada para se juntar a esta experiência”, refere o município em comunicado.

No mercado estará ainda uma tela que funcionará como uma folha em branco à espera de ser preenchida com a criatividade dos participantes e um estúdio improvisado de cinema de animação, no qual os vegetais, a fruta e os peixes ganharão uma nova vida em pequenos vídeos prontos a serem colocados na rede. A manhã será dedicada à fotografia e a tarde à edição, sendo o resultado do laboratório exposto ao fim do dia.

O Day Lab contará com ações de Stop-motion LabVideo LabPortrait Wall e Edit Lab, sempre acompanhadas pelos quatro criativos convidados. Os resultados serão partilhados ao longo do dia na página de Instagram do Mercado de Matosinhos e no hashtag #labday_mercadomunicipal. Para participar, basta aparecer e fazer parte desde mercado em tempo e modo real.

Texto de Ricardo Ramos Gonçalves
Fotografia de Mercado Municipal de Matosinhos

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.