fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla #84

Mesclado por João Tamura  A mescla desta semana é obra de João Tamura. Estas escolhas são…

Texto de Margarida Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mesclado por João Tamura 

A mescla desta semana é obra de João Tamura. Estas escolhas são uma bonita homenagem às músicas fundamentais da nossa língua. Descobre aqui: 

Ornatos Violeta – Para Nunca Mais Mentir

Sempre considerei Manel Cruz um poeta e é, claramente, um dos meus artistas de eleição. Se escrevo música é, em parte, pela influência e pelo peso que a sua música e as suas palavras em mim tiveram. Ornatos e, sobretudo, O Monstro Precisa de Amigos, acompanharam-me durante toda a adolescência. Para Nunca Mais Mentir é uma canção belíssima.

Sam The Kid – Hereditário

Canção do Sam que mais vezes repeti. Para mim, a mais pessoal, a mais interior. Também é a canção que encerra Pratica(mente), o terceiro álbum de Sam The Kid e um dos meus álbuns favoritos de Rap português.

José Mário Branco – FMI

Das canções que mais vezes o meu pai punha a tocar, em casa, quando eu era mais garoto, e me "obrigava" a escutar. Um poema gigante, poderoso, arrepiante.

Foge, Foge Bandido – Ninguém é Quem Queria Ser

Outra do Manel que, até hoje, repito incessantemente.

Valete – Nada a Perder

Um retrato da Lisboa suburbana. Na minha adolescência sentia cada palavra do Valete nesta canção. Faz parte do Educação Visual, álbum de estreia do Valete que, a par do Pratica(mente), do Sam, é dos meus álbuns favoritos de Rap português.

Linda Martini – Partir Para Ficar

Canção que sampla FMI, de José Mário Branco – que também figura nesta lista. Reinventa o original, já belíssimo, de forma sublime.

Ikonoklasta – Bonito Planeta: Ninguém em Casa

Canção e letra poderosíssimas de um dos artistas que mais escutei, na minha vida. Admiro muito o Luaty e acho que nunca teve o espaço que merecia, enquanto rapper. A canção faz parte do Poesia Urbana Vol. 1 - aquela que é, para mim, a melhor e mais completa compilação de Rap português.

Carlos Paredes – Verdes Anos

Outra das canções que me lembro de ouvir tocar em casa, quando criança. É banda sonora, também, do filme com o mesmo nome, de Paulo Rocha, de que gosto muito e que revi várias vezes ao longo da vida. Retratos de uma Lisboa já desaparecida.

J-One, Uno, Necxo, Osiris e Sara Correia - Pathos

Tive a sorte de, ao crescer, ter muitos amigos que também faziam música, como eu. Repeti tantas vezes esta canção… Sinto-a muito, orgulho-me dela. Na altura fiquei lixado por não me terem convidado para escrever e cantar, com eles. Tenho, várias vezes, saudades desses tempos.

Sara Tavares – Dam Bô

Em Crioulo de Cabo-Verde, mas acho que também cabe aqui, nesta lista. Houve uma altura da minha vida em que escutava muito Sara Tavares. Esta é, para mim, das canções mais bonitas da sua autoria.

Foto de Francisco Gomes

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

22 Abril 2024

Mescla com Carlos Cavallini

15 Abril 2024

Mescla com Inês Monstro

8 Abril 2024

Mescla com MALLINA

1 Abril 2024

Mescla com Adriano Jordão

25 Março 2024

Mescla com Amaura

18 Março 2024

Mescla com Amantes do Tejo

11 Março 2024

Mescla com Expresso Transatlântico

4 Março 2024

Mescla com Basalto

26 Fevereiro 2024

Mescla com Micro Audio Waves

19 Fevereiro 2024

Mescla com André Júlio Turquesa

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0