fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Mescla com Isabella Bretz e Rodrigo Lana

A mescla desta semana chega-nos pelas mãos de Isabella Bretz e Rodrigo Lana.

Texto de Redação

©Raquel Pellicano

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

O duo formado por Isabella Bretz e Rodrigo Lana é responsável por trazer apresentar obras artísticas e projetos culturais educativos nas áreas do empoderamento feminino, lusofonia, música e tecnologia.

Isabella Bretz é cantora, compositora, produtora cultural e analista internacional. Lançou cinco álbuns e um EP. É uma das criadoras do “Sonora – Festival Internacional de Compositoras” e n 9o projeto “Canções Para Abreviar Distâncias: uma viagem pela língua portuguesa” une a música às relações internacionais. 

Rodrigo Lana é pianista, produtor musical e engenheiro de áudio. Vencedor de diversos prémios, apresentou-se em formato solo e com banda, em diferentes países. Ensina piano e produção musical, sempre com foco na tecnologia. Em seu canal “Logic Pro Brasil”, no Youtube, leva gratuitamente conhecimentos sobre produção musical para o público.

Os artistas, que dividem o trabalho e a vida, lançaram recentemente o álbum “Cabeça Fora D’Água”, com 10 temas originais, que tem como missão tratar com humor e profundidade, diferentes temas da vida humana que nos tiram do eixo, sem pretensão de perfeição, mas para conseguirmos nadar. 

No primeiro semestre de 2022, Isabella e Rodrigo lançaram o álbum e o livro “pequenezas”, transformando em poesia, música e arte breves histórias de conexão, alento e afeto juntamente com Jackson Abacatu. Anteriormente, lançaram o livro Conhecimentos de Áudio para Cantores(2019), que deu origem ao projeto educativo “Audio For Singers” e ao “Prémio Audio For Singers", iniciativa pioneira que premeia engenheiros do som. 

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que os artistas partilharam connosco, com algumas notas que justificam as suas escolhas:

“A música portuguesa é riquíssima e inspira-nos muito em vários aspetos. Selecionar 10 artistas não foi uma tarefa fácil. Optámos por escolher 10 mulheres, para evidenciar o quão maravilhoso é o trabalho das portuguesas em diferentes géneros musicais e gerações”.

Sara Tavares - “Ter Peito e Espaço”

Este tema da Sara Tavares é como uma oração. “ Ouço e logo escuto e logo nasço / Ter peito e espaço pra morrer / Morrer de abraço (...) Pôr fogo na casa / Ter peito e espaço pra morrer / E renascer... ”. Bate direto lá dentro. É só fechar os olhos e mergulhar nessa preciosidade. 

Maro ft. Milton Nascimento - “Juro Que Vi Flores”

A Maro, uma artista que ouvimos muito e admiramos, com a participação do rei Milton Nascimento (que embora tenha nascido no Rio de Janeiro, cresceu e fez carreira na nossa cidade, Belo Horizonte). Essa música é um primor. 

Mariza - “Melhor de Mim”

Mariza dispensa qualquer comentário. Um património português que não poderia estar fora desta lista. É uma artista completa, com uma grande versatilidade. Escolhemos esta canção que tem uma abordagem um pouco mais pop do que o seu lado mais tradicional, sem perder a intensidade e impacto que essa voz nos traz. É um tema com uma mensagem muito positiva.

Selma Uamusse - “Hoyo Hoyo”

É incrível o jeito moderno com o qual a Selma olha para as suas raízes. O seu som é muito cativante, profundo e dançante! Tudo super bem produzido, a voz impecável, os vídeos são maravilhosos. Como não amar? 

Katerina L’Dokova - “The Red Sun/ Красна Cонца/ O Sol Vermelho”

Katerina é uma artista bielorrussa (já agora também portuguesa) que adoramos! Como já dissemos em outra oportunidade, sua maneira de ser gente é muito peculiar. Tudo nela é único. E tivemos a honra de ter essa voz de rouxinol fazendo parte das muitas camadas de "Sentido", no nosso álbum “Cabeça Fora D’Água”. Neste tema do seu projeto MOVA DREVA, ela canta na sua língua sobre uma menina que trabalha duro do nascer ao pôr do sol, e pergunta a ele: "Sol Vermelho, por que você é tão rebelde, levanta tão cedo e rola tão tarde..."

Carolina Deslandes - “Eu Não Me Importo”

A Carolina é sensacional. Autêntica, fala o que pensa (amamos isso!), passa-nos a sensação de liberdade para todos nós sermos o que quisermos. O seu trabalho artístico é muito vasto, com canções de protesto, outras românticas, algumas sobre a vida em geral… Para combinar com a nossa lista feminina, escolhemos um tema do seu EP Mulher: “Eu não me importo”. A obra audiovisual deste EP é tão fantástica que deixaremos aqui o link do filme, não da música. Assim já veem tudo. 

Maria João - “Beatriz” 

Maria João tem inúmeros trabalhos encantadores. Mas como o nosso coração é dividido, escolhemos este que celebra as culturas portuguesa e brasileira de uma vez só. Sua voz entoando “Beatriz” enquanto seu corpo “voa” com Lisboa ao fundo é simplesmente de arrepiar. Acompanhada pelo pianista Mário Laginha, protagonizou uma das mais belas versões de sempre desse tesouro.

Carminho - “Estrela”

É linda esta música da Carminho. Ainda mais especial por ela estar a tocar guitarra. Passa um sentimento de intimidade, é uma canção singela, elegante e sensível. A voz, como sempre, potente e aveludada, convidando para passear pelas melodias e letra com ela.

Marisa Liz - “Guerra Nuclear”

“Guerra Nuclear” traz Marisa Liz de uma forma diferente, agora em carreira a solo, com os holofotes todos nela. Aqui ela dá voz a um tema inédito de António Variações, com uma mensagem muito bem-vinda neste momento. Estreou em grande! E o vídeo é incrível. 

Mayra Andrade - “Ilha de Santiago”

Mayra é apaixonante. Quem ouvir esse clássico lusófono “Ilha de Santiago” e não deixar o corpo e a alma serem levados, já morreu por dentro. Ela mistura delicadeza, alegria e sensualidade da forma mais perfeita! Amamos! E é com esse sentimento de paz e leveza que nos despedimos da Mescla da Semana. 

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

15 Abril 2024

Mescla com Inês Monstro

8 Abril 2024

Mescla com MALLINA

1 Abril 2024

Mescla com Adriano Jordão

25 Março 2024

Mescla com Amaura

18 Março 2024

Mescla com Amantes do Tejo

11 Março 2024

Mescla com Expresso Transatlântico

4 Março 2024

Mescla com Basalto

26 Fevereiro 2024

Mescla com Micro Audio Waves

19 Fevereiro 2024

Mescla com André Júlio Turquesa

12 Fevereiro 2024

Mescla com Madalena Palmeirim

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0