João Granola, nome artístico de João Machado, surgiu num bar, numa viagem a Copenhaga. Um cantor-compositor português que já anda nesta vida de músico há uns anos, mas que apenas agora se estreia a solo, com o single "Lugar-comum".

Lugar-comum é o single de avanço do álbum Os moderados a ser editado no início de 2020. É um tema que fala do facto de vivermos num sistema maior que nós, invisível e poderoso, verdadeiro mas não tangível. Mas onde todos temos a nossa quota parte de culpa na sua existência.

Apesar de aparentar ser uma música complexa, na verdade, "Lugar-comum" é simples, directa e que nos explica em tudo aquilo que queremos saber sobre este "estranho" lugar.

Fica com a sua seleção de 10 músicas de autores portugueses, aqui:

Sérgio Godinho, "A noite passada"

"Então se lhe juntares o Jorge Palma a cantar com ele fica tudo no sítio certo. Este top podia ser todos só com canções de Sérgio Godinho."

Jorge Palma, "Minha senhora da solidão"

"A versão com o cravo enerva-me um pouco. Mas a do disco ao vivo ' No tempo dos assassinos' é sublime. É uma grande canção!"

GNR, "Sangue Oculto"

"Lembro-me de andar na escola primária e de não se ouvir outra coisa no carro do meu pai. Além disso, o meu pátio de brincadeiras eram as adegas onde ele produzia vinho. Não há como não ficar emocionado com esta música."

Fausto, "Foi por Ela"

"Foi (também) por ela que comecei a levar isto de escrever canções mais a sério. Sugiro a versão dos 'Três cantos', porque assim ainda faz mais sentido "

Glockenwise, "Bad weather"

"Das 800, 400 são minhas..."

Tapejunk, "Scratch and Bite"

"A minha média de quilómetros horários a caminho de qualquer lugar aumenta substancialmente quando vou a ouvir este álbum..."

Bom Marido, "Acabou o que era bom"

"Do coração para a boca, da boca para o ouvido, do ouvido para o coração...e fica lá para sempre."

Luís Severo, "Escola"

"Tiro o chapéu a Luís Severo. Tem canções mesmo boas."

Belle Chase Hotel, "Sunset Boulevard"

"O Fossanova dividia uma velha cassete de 90' com os beastie boys. Lembro-me bem de ver o vídeo no TOP +"

Mão Morta, "Bófia"

"Não era banda que seguisse ou sequer ouvisse...mas depois vi um concerto. OHMEUDEUS! Que power! esta canção é mesmo um 'pontapé na cara'."

Fotografia da cortesia de João Granola

Se queres ouvir mais Mesclas da Semana, clica aqui.
mescla-gerador-joao-granola