Jónatas Pires é conhecido como um dos compositores d'Os Pontos Negros. Após seis anos, quatro álbuns editados e muitos concertos com a banda, dedicou-se a uma série de projectos como o ensemble de Samuel Úria ou a mentoria da iniciativa de cariz solidário Tudo é Vaidade, em que participaram artistas como Selma Uamusse, Benjamim, Gospel Collective ou Tomás Wallenstein dos Capitão Fausto.
2021 marca o seu regresso a solo com "Terra Prometida", o álbum em que o guitarrista se assume em definitivo como um cantautor, explorando uma coleção de histórias assentes na verdade.
"Eu Só Preciso" e "Terra Prometida" foram os singles de estreia que se tornaram num sucesso nas rádios nacionais.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que o artista partilhou connosco com algumas notas que justificam as suas escolhas:

"O critério desta lista é muito simples: se tivesse de pegar numa dezena de canções contemporâneas e cantá-las como minhas, quais seriam? Todas estão armadas de melodias desarmantes e palavras que nos levam ao tapete. São todas assinadas por escritores de canções inimitáveis à sua maneira na constelação lusa dos vivos. A ausência de singles (tirando uma ou outra exceção) é propositada porque, como na vida, as entrelinhas dos discos, por vezes, têm mais sumo para espremer."

Bruno Morgado – "Mar Egeu"

https://brunomorgado.bandcamp.com/track/mar-egeu

Samuel Úria – "As Traves"
Tiago Guillul – "Beijas Como Uma Freira"
Diabo na Cruz – "Bomba-Canção"
B Fachada - "Há Festa Na Moradia"
Maria Reis – "Odeio-te"
GNR – "Sub-16"
Selma Uamusse – "Mbilo"
Benjamim – "Vias de Extinção"
Mayra Andrade – "Vapor di Imigrason"

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Fotografia de Vera Marmelo
gerador-mescla-jonatas-pires