Depois de colaborar em projetos como "Manhã", "Lado B" ou "Palavra de Mulher", o pianista e compositor de jazz, Luís Figueiredo lança agora o seu primeiro álbum a solo. "À deriva" é o resultado do gosto pela improvisação livre que, neste disco, teve a oportunidade de explorar sem limites enquanto seguia à procura de respostas e significados.
Luís Figueiredo participará no festival "Que Jazz É Este" que decorre de 21 a 25 de julho, onde apresentará o álbum "À deriva" no dia 24 de julho na Pousada de Viseu.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que o artista partilhou connosco com algumas notas que justificam as suas escolhas:

"Tenho sempre muita dificuldade em fazer playlists porque se trata inevitavelmente de uma selecção que deixa de fora muita coisa importante. 

O que acabei por fazer aqui foi registar, da forma mais instintiva possível, dez exemplos de música que foi importante para mim ao longo dos anos, com particular incidência no meu período de jovem estudante. É preciso dizer que me centrei no jazz e na música improvisada, deixando propositadamente de fora várias outras coisas que fazem parte do meu percurso. Também deixei de fora música em que eu próprio participei, por razões óbvias. 

Há aqui discos que oiço desde sempre, temas que estudei exaustivamente, música que me marcou de forma profunda e que ainda hoje cito muitas vezes (umas vezes de forma consciente, outras nem por isso). Estão também aqui alguns dos meus heróis musicais e alguns parceiros que me parecem incontornáveis no rumo que esta música tem tomado em Portugal nas últimas décadas. 

Espero que apreciem estas pérolas tanto quanto eu."

João Paulo - "Mi Alma"

Bernardo Sassetti - "Nocturno"

Maria João & Mário Laginha - "Chão"

Carlos Bica - "Azul É o Mar"

Bernardo Moreira Sexteto - "Canção para Carlos Paredes"

Mário Laginha - "Várias Danças"

João Hasselberg & Pedro Branco - "Lisboa"

Orquestra de Jazz de Matosinhos & Kurt Rosenwinkel - "Zhivago"

TGB - "Pipa Baquígrafo"

Carlos Barretto Trio - "Radio Song"

Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas aqui.

Fotografia cortesia de Luís Figueiredo

gerador-mescla-luis-figueiredo