Sofia Marques nasceu em Aveiro em 1991 e foi entre esta cidade e Ílhavo, onde cresceu, que descobriu a música e a tornou parte de si. Em 2006 entra para o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Aveiro, para aprofundar os seus estudos de guitarra e técnica vocal. Por esta altura começou a compor a solo e daí a gravar e atuar quer em Aveiro quer em Lisboa, onde viveu dois anos. Mais recentemente, em Berlim, fez parte do coletivo de produtores de eletrónica “Strength in Numbers” (2016), onde iniciou a sua jornada como mema.. Já em Dublin (2016 – 2019), colaborou com vários artistas locais e outros projetos europeus. Em 2018 começa a explorar sonoridades tradicionais, resultando numa eletrónica pop de tons folk e sabor a sal. Em 2020 mema. lança finalmente o seu EP de estreia “Cidade de Sal” e começa 2021 com o anúncio da sua participação no Festival da Canção ao lado de Stereossauro, com a canção "Claro como Água".

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que partilhou connosco:

Madredeus, "Ao Longe o Mar"

"Há anos que esta música me toca e não há vez nenhuma em que a ouça sem verter uma lágrima. Há uma profunda melancolia nela que se pega a mim como se fosse também minha."

Pedro Mafama, "Lacrau"

"Letra incrível do Mafama, produção incrível do Pedro da Linha. Esta para mim é A SONORIDADE da nova música portuguesa."

Scúru Fitchadu, "Lobus"
Linda Martini, "Se Me Agiganto"
Surma, "Plass"

"Traz-me uma vibe da electrónica nórdica, meio mágica, de nuvens e algodão doce, cor de rosa. A Surma é uma das artistas mais completas que temos por cá. Sensibilidade gigante que se torna ainda mais lindo em concerto."

Clã & Mangka, "Nura Pakhang (Eu e Tu)"

"Ouço os Clã desde 'Dançar na Corda Bamba'. A Manuela Azevedo é a minha intérprete preferida de todos os tempos e esta canção une a minha paixão por ela à paixão por música do mundo."

Dazkarieh, "Primeiro Olhar"
Selma Uamusse, "Mati"
António Variações, "Canção do Engate"
EU.CLIDES, "Ira Para Quê?"

"Gosto muito do Euclides. Conhecemo-nos há uns anos e tem sido inspirador vê-lo neste caminho. É um dos artistas mais talentosos e promissores do panorama nacional."

O Festival da Canção, mais do que um concurso, é uma celebração da música portuguesa e dos seus autores, por isso, desafiámos os talentosos participantes da edição de 2021 a partilharem connosco as suas 10 músicas nacionais preferidas. Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas Especiais Festival da Canção 2021, aqui.
Fotografia de Ramon Freitas


gerador-mescla