“Quando Lisboa ainda não era de Madonna, os Buraka Som Sistema inventaram um novo som. Kuduro progressivo, chamaram-lhe na altura, para selar o acordo entre os ritmos subestimados de Angola e a linha da frente londrina. Em Mora, Mário Costa ouviu o chamamento e veio. Numa noite em que a banda a kuiar na Aula Magna deixou as cadeiras impotentes, Progressivu nasceu. O nome não mas o sonho no caderno em branco. A mudança proposta pelos Buraka Som Sistema demorou mas deixou bons genes. Progressivu é contemporâneo dessa transformação que ajudou a mudar o som de Lisboa, que se fez de um choque cultural pacificado pelo ritmo. Foi convidado das Hard Ass Sessions, deu surras atrás de surras no Copenhagen com Kking Kong (agora PEDRO), e da junção entre as duas forças nasceu Na Surra – um clássico instantâneo da noite lisboeta em que é residente. Progressivu é corpo em coração, batida sem etnia ou religião, é Lisboa a olhar para o Tejo e a receber novos exploradores musicais curiosos pelo ritmo capital.” (Davide Pinheiro)

No passado dia 14 de setembro foi um dos artistas que participou nos Sortidos Mil, uma noite dedicada aos artistas que andam a trazer novo fulgor aos circuitos de música emergente europeu e internacional, e que assinalou o início das candidaturas de artistas para a edição do MIL 2020.

Acerca da sua seleção musical disse-nos que:

“Estas são as minhas 10 escolhas. Do mundo Enchufada e outros em seu redor vem a selecção mais óbvia. As outras, embora não sejam presença frequente nos meus sets, escolhi-as porque, para além de as ouvir no meu dia a dia, têm uma ligação com o meu universo musical repleto de Afro-Bass, Tarraxo, Tropical Bass, passando até por sonoridades latinas. Em Portugal somos privilegiados em ter uma mescla de influências tão rica.”

Fica com a sua seleção de 10 músicas de autores portugueses, aqui:

Conan Osiris, CELULITITE
Branko, Movimento
PEDRO, Rapazes
Dino D’Santiago, Sô Bô (feat. Pedro Mafama & PEDRO)
Pedro Mafama, Lacrau
DJ ADAMM, Bósnia
ProfJam, Malibu
Nenny, Bússola
Julinho Ksd, Sentimento Safari
X-Tense, Así

Fotografia de Ana Viotti

Se queres ouvir mais Mesclas da Semana, clica aqui.