Sara Afonso nasceu a 29 de maio de 1991. Comecçou a cantar em criança. Passou a sua adolescência entre coros, aulas de voz, workshops e concursos. Entrou na sua primeira banda musical aos 18 anos, banda com a qual ainda trabalha ao vivo entre bares, restaurantes e casamentos, no Algarve. Descobriu a formação Jazz em 2012 e, com a formação, todo um mundo musical, nacional e internacional. Ingressou na Escola Superior de Música em 2019, onde conheceu o Filipe Melo, que é professor na escola, e que a convidou para interpretar o tema da sua autoria, "Contramão", com letra de Teresa Sequeira, no Festival da Canção 2021.

Esta é a lista de 10 músicas de autores portugueses que partilhou connosco:

João Hasselberg (com Joana Espadinha), "The Ballad Of The Sad Cafe"

"Este álbum — Whatever it is you're seeking won't come in the form you're expecting — é lindíssimo do início ao fim, fica impossível escolher um tema favorito..."

João Paulo Esteves da Silva, "Certeza"
Luísa Sobral, "Clementine"
Nebuchadnezzar Group, "G.P.E.G.R"
Fausto, "Porque me olhas assim"
Carlos Bica & Azul, "Vale"
Manuel Cruz, "Caracol"
Jorge Palma, "Só"
Maria João & Mário Laginha, "Mati Mati"
MARO, "O que será de ti"
O Festival da Canção, mais do que um concurso, é uma celebração da música portuguesa e dos seus autores, por isso, desafiámos os talentosos participantes da edição de 2021 a partilharem connosco as suas 10 músicas nacionais preferidas. Todas as segundas sintoniza no site Gerador e descobre as Mesclas Especiais Festival da Canção 2021 aqui.
Fotografia de João Catarino
gerador-mescla-sara-afonso