fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

MEXE – 6º Encontro Internacional de Arte e Comunidade aborda “O Risco” de desistênca humana

A 6ª Edição do MEXE – Encontro Internacional de Arte e Comunidade acontece de 18…

Texto de Ana Mendes

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

A 6ª Edição do MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade acontece de 18 de setembro a 31 de outubro de 2021, tendo como tema principal "O Risco", procurando abordar, numa vasta programação, o risco de desistência do humano e as múltiplas possibilidade de ser e estar. Ao longo dos meses, Porto, Viseu e Lisboa recebem os vários eventos do MEXE, avançando com BOCA, Centro Cultural das Fontainhas e Altamira 2042, como primeiros projetos confirmados nesta edição de 2021.

Este encontro procura dinamizar as práticas artísticas comunitárias, apontando o foco para a reparação, restauração e renovação de vivências, num culminar de trocas culturais que explorem aquilo que está para além do medo, do bloqueio e do controlo humano.

O MEXE 2021 conta com o projeto Altamira 2042, uma performance desenvolvida no Brasil, em torno do rio Xingu, por Gabriela Carneiro da Cunha. Neste trabalho estão reunidos testemunhos de rios que experienciaram catástrofes, partindo do olhar do próprio rio e da população que o rodeia. No âmbito da iniciativa do MEXE, a artista irá desenvolver junto da população de Miragaia, no Porto, uma performance sobre a relação da cidade com o rio Douro.

O Centro Cultural das Fontainhas - Laboratório dos Riscos Impossíveis, apresenta um projeto que potencia a apropriação da linguagem sobre o "risco", tema central da 6ª edição do MEXE. O movimento criado em maio do ano passado, que surge nas Fontainhas, no Porto, dedica-se à exploração artística em comunidade, desenvolvendo linguagens a partir do corpo, do espírito e da liberdade individual e coletiva. A dupla Dayana Lucas e Cecília de Fátima, em conjunto com os músicos oriundos da Catalunha, Sara Fontán e Edi Pou, dão origem a um concerto de participação comunitária, inspirado neste território e nos seus habitantes.

A presença do coletivo BOCA é marcada pelo projeto Sabor Visceral do Futuro, que une pessoas de vários contextos sociais e profissionais, numa oficina gastronómica que quer proporcionar uma troca de experiências e memórias. Esta experiência resultará numa refeição final que inverte os papéis tradicionais dos participantes, entre eles uma chefe, duas consultoras, uma designer, sete trabalhadores e moradores das periferias da cidade do Porto.

O MEXE, numa parceria com várias entidades de ensino superior portuguesas e brasileiras, já abriu candidaturas para a 4ª edição do EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias, que procura propostas de comunicação, oficina, poster e trabalho artístico para integrar o evento, entre os dias 21 a 24 de setembro e 2021. Até dia 16 de maio, é possível submeter a candidatura através da página www.eirpac.org.

Texto de Ana Mendes
Fotografias da cortesia de MEXE

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0