Miguel Claro, astrofotógrafo português, foi distinguido pelo site Space.com numa seleção das 100 melhores fotografias do espaço tiradas em 2018. Num resumo feito em números: entre as 100, 10 são de Miguel e 8 delas foram captadas no Observatório da Cumeada, na região do Alqueva. 

O astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva já tinha sido tema de notícias em 2016, quando as suas fotografias foram escolhidas mais do que uma vez para “foto do dia”, pela NASA. Em entrevista à RTP a propósito da distinção no Space.com, diz que procura ter um elemento da paisagem em destaque nas suas fotografias, o que acaba por ser um desafio tendo em conta que as imagens são sempre captadas à noite. Além de Portugal, também já fotografou o céu visto do Chile e dos Estados Unidos.

Além das distinções que tem vindo a ganhar, Miguel tem-se distinguido pelas colaborações com a National Geographic Portugal, com a Ciel et Espace e com a Astronomy Magazine, na imprensa, e pelas formações e conferências que deu até à data. Já foi protagonista de um artigo Best Edit na National Geographic e recebeu duas nomeações para o prémio Astronomy Photographer of the Year, do Royal Observatory of Greenwich.  

Descobre mais sobre o trabalho do Miguel Claro, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Miguel Claro

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.