fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

MIL traz até Portugal mais de 70 novos artistas e importantes agentes da indústria musical

MIL (Lisbon International Music Network 2019), o festival e convenção dedicado a colocar a música…

Texto de Andreia Monteiro

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

MIL (Lisbon International Music Network 2019), o festival e convenção dedicado a colocar a música portuguesa na rota dos eventos internacionais, ocupa diversas salas de espetáculo e clubes noturnos do Cais do Sodré entre os dias 27 e 29 de março. Este festival foca-se na produção musical lusófona, que chega aos quatro cantos do mundo, dando a conhecer mais de 70 artistas vindos de todo o globo.

Na terceira edição do festival, a sua programação é composta por dois programas: programa Pro e programa Artístico. O Programa Pro é destinado a profissionais de todos os sectores das indústrias da música, nacional e internacional, e é constituído por conferências, debates e aulas, estimulantes à partilha de conhecimentos e experiências entre os participantes. Este programa cria espaços de oportunidade para agentes, artistas, promotores ou jornalistas apresentarem o seu trabalho, trocarem ideias e contactos, em dinâmica de network. O Programa Artístico é aberto ao grande público e consolida a componente ao vivo do festival, apresentando uma variedade de showcases que reúne projetos emergentes alternativos, tantos de artistas de língua portuguesa como dos seus homólogos internacionais.

MIL 2019 playlist

No programa artístico salienta-se a presença de projetos lusófonos como Beatriz Pessoa, Bateu Matou, Blaya, Pedro Mafama, 2de1, A Negra, Beautify Junkyards, Bluish, Cave Story, Conan Osiris, Conjunto Corona, Filho da Mãe, Ghost Hunt, Jaloo, João Pais Filipe, Miroca Paris, NEEV, Octa Push, Otrotorto, PAUS, Ramonzin, Reis da República, Rubel, Scúru Fitchádu, Solar Corona e Venga Venga.

O cartaz fica completo com os artistas internacionais como Toty Sa'Med 88Balaz, Annie Sama, Dope Saint Jude, ESC, F/E/A, Ibaaku, Intana, Kompromat, Marc Melià, MC Buseta, MDCIII, Monolithe Noir, Nouveaux Climats, Omar Jr, Rumbo Tumba, Rymz, SEN, Sturle Dagsland, e Weekend Affair.

O MIL aposta ainda num programa artístico que envolve a cidade e combina debates, masterclasses e encontros profissionais entre os agentes das indústrias da música e de todo o mundo, no programa PRO do MIL dedicado aos profissionais do setor da música com mais de 30 masterclasses, keynotes e debates, workshops e encontros de networking. Desta convenção fazem parte nomes como Simon Reynoldes, crítico de música de referência, para uma masterclass sobre jornalismo musical e Emily Gonneau, co-fundadora da Nuagency, numa masterclass sobre estratégias para desenvolver uma campanha de promoção musical bem-sucedida.

Os convidados para as entrevistas keynote são Pete Kember, produtor e músico britânico, Pena Schmidt, produtor, pesquisador e curador, e Paul Pacifico, CEO da Associação de Música Independente britânica. Para os workshops podemos contar com nomes como Manuel Faria, ex-músico dos Trovante, para um workshop sobre produção musical ou Hugo Hernandez, diretor-geral Ibérico da distribuidora Believe Digital, como o responsável pelo workshop sobre playlists e boas práticas de trade marketing.

Por entre discussões sobre temáticas atuais e transversais à produção, edição e distribuição da música popular contemporânea, discutir-se-á o futuro da música na União Europeia, a nova lei dos direitos de autor, as relações entre os mercados de música dos países de língua portuguesa, um estilo de vida saudável na estrada aquando dos concertos ao vivo, a curadoria, inovação e localização dos festivais de música, a criação de conteúdos audiovisuais, playlists e merchandising, entre outros temas.

MIL em 2018, fotografia de ©AnaViotti

O MIL teve a sua primeira edição em 2017, com mais de 50 showcases e com cerca de 1500 espetadores. Na sua segunda edição, viram duplicados estes números. Agora, regressa aos palcos do Cais do Sodré para mais oportunidades musicais de 27 a 29 de março. Os Festival Tickets têm um custo de 20€ em pré-venda e os Gold Festival Tickets, que dão acesso ao espetáculo de abertura com Lula Pena & da brasileira Letrux, têm um custo de 30€ e já se encontram à venda em bol.pt e nos locais habituais. Os PRO Tickets, para o programa Pro, têm um custo de 70€ e já se encontram à venda na Plataforma Eventbrite.

Os Sócios Gerador que comprem o festival ticket do MIL têm acesso a experiências especiais: acesso livre à convenção do MIL, um bilhete duplo para o espetáculo de abertura e a oferta de um totebag e de uma t-shirt do MIL. Descobre mais aqui.
Texto de Andreia Monteiro
O Gerador é parceiro do MIL

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

Saber mais

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0