A ModaLisboa está de volta para mais uma estação, novamente em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, e desta vez com Collective como conceito-chave. A “vontade de nunca parar de inovar e de crescer”, como indica a organização em comunicado de imprensa, serve de mote ao evento que de 10 a 13 de outubro pretende lançar desafios à indústria da moda nacional.

O evento faz as honras no Palácio Sinel de Cordes – Trienal de Arquitetura, no dia 10 de outubro às 17h00, com a apresentação dos designers de moda da Workstation. Segue-se às 18h00 no Mercado de Santa Clara com um momento de reflexão, como já tem sido habitual. O impacto positivo da Indústria da Moda é o tema lançado para o debate que reúne designers, investigadores e ativistas. 

Nos dias 12 e 13 de outubro  nas antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército entre as 14h00 e as 22h00 é possível visitar a exposição de fotógrafos – Matilde Cunha, Miguel Santos e Nuno Montoito – e ilustradoras – Catarina Serra, Mafalda Fialho e Rita Lima – da Workstation. A Workstation é uma plataforma multidisciplinar na qual a experimentação é a palavra-chave. 

A apresentação dos desfiles desta estação, também nas antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, conta com a colaboração #Decenio Alexandra Moura, os já habituais Aleksandar Protic, Awaytomars, Carlos Gil, Carolina Machado, Constança Entrudo, Dino Alves, Duarte, Gonçalo Peixoto, Imauve, João Magalhães, Kolovrat, Luís Carvalho, Luís Onofre, Nuno Gama, Olga Noronha, Patrick de Pádua, Ricardo Andrez, Ricardo Preto e Valentim Quaresma.

Juntam-se ainda Hibu, uma marca portuguesa fundada em 2013 que cria peças sem género e que já se tinha apresentado no Portugal Fashion, e ainda Stoners, uma parceria entre a Colisão Studios e Assimagra — a primeira uma casa de moda fundada em 2018 por Mariana Emauz, “com foco em tecidos requintados, alfaiataria precisa, artesanato impecável e novas tecnologias”, e a segunda uma associação portuguesa privada sem fins lucrativos fundada em 1964. 

Com a chegada de um nova temporada regressa a competição Sangue Novo, presidida por Miguel Flor, desta vez com um leque de novos designers que mostram pela primeira vez as suas criações. Fazem parte do grupo André Santos, Beatriz Julião, Cêlá, Feliciano, Ferenc Borbala, Filipe Cerejo, Flávia Brito, Francisco Pereira, Inês Manuel Baptista e Louis Appelmans.

Podes saber mais sobre a ModaLisboa e o alinhamento dos desfiles, aqui.

Texto de Carolina Franco
A ModaLisboa e o Gerador são parceiros

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.