Estão abertas as candidaturas para o concurso Novos Talentos Fnac. Até ao dia 19 de abril podes mostrar o teu talento para a música, a escrita, o cinema e a fotografia e habilitar-te a ser um dos quatro vencedores selecionados por cada área. 

As provas são diferentes para cada categoria — no caso da música é preciso apresentar uma faixa original, na escrita um conto literário com 3000 palavras, no cinema uma curta-metragem de ficção ou animação com oito minutos no máximo, e na fotografia um portfólio com o máximo de 12 imagens. As candidaturas devem ser feitas através do site ou da página do Facebook da Fnac. 

O prémio atribuído aos vencedores, anunciados no final de maio, são 1250€ e no caso da categoria de música, a produção de um single com mistura, gravação e masterização. Os temas das quatro bandas vencedoras compõe o disco Novos Talentos Fnac e o primeiro lugar também recebe a produção de um videoclipe e a possibilidade de atuar no festival Fnac Live 19. Os quatro melhores contos são publicados no livro Novos Talentos Fnac e o primeiro lugar ganha ainda um workshop de escrita criativa dado pela escola Escrever Escrever. Na categoria de fotografia os prémios são uma exposição nos fóruns FNAC e 1500€ em equipamento fotográfico Fujifilm, e no caso do cinema as curtas vão ser exibidas publicamente e o vencedor ganha um workshop oferecido pela Universidade Lusófona.

“Mostra-te ao Mundo” é o mote. O júri é dividido por categorias, sendo que o grupo de Cinema é constituído por Paulo Trancoso (enquanto presidente), João Canijo, Margarida Cardoso e Paulo Viveiros; o grupo de Escrita por Conceição Garcia (presidente), Dulce Maria cardoso, Afonso Cruz e João Tordo; o grupo de Fotografia por Mário Cruz (presidente), Augusto Brázio, Francisco Feio e Sérgio B. Gomes; e o júri de música por Henrique Amaro (presidente), Lia Pereira, Luís Oliveira e Rui Miguel Abreu. 

Consulta aqui o regulamento e tira outras dúvidas, aqui

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Jakob Owens via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.