“Muito Me Contas” é o projeto que Eva Barros, mãe, atriz e contadora de histórias, lançou na semana passada. Através de um canal do YouTube, pretende “aproximar as pessoas através da arte milenar de contar histórias”, sobretudo miúdos e graúdos. 

“Já pensou que não há nada que aproxime mais as pessoas do que uma boa história? Estamos constantemente a esquecer-nos de passwords ou de onde deixamos as chaves, mas de uma boa história, isso nunca nos esquecemos”, começa por dizer no comunicado em que apresenta o seu canal. No primeiro vídeo disponível no seu canal, Eva partilha a história “Como explicar à minha filha de 3 anos o motivo de deixar de ir repentinamente à escola?”

Eva recorre a personagens conhecidas dos mais pequenos para criar as suas histórias

Entretanto já foram partilhadas através do YouTube e do Instagram a lenda de Eneias, que serve de ponto de partida para pensar a resiliência, e a história da Atlântida, que serve de gancho para explicar  estado de emergência aos mais novos. Com uma linguagem simples e adequada aos miúdos, Eva Barros ajuda os graúdos a explicar este período por que estamos a passar.

Na verdade, o “Muito Me Contas” não é uma ideia de agora. Como partilha na sua página do Instagram, o primeiro esboço surgiu quando teve de oferecer a um casal amigo um presente de casamento, e queria fazer algo especial – acabou por escrever a história de amor entre ambos.  

Ao longo destes dias de isolamento, Eva vai partilhando os vídeos em que conta histórias, mas também alguns detalhes sobre o projeto. Podes acompanhá-los, aqui

Texto de Carolina Franco
Imagem cedida por Eva Barros

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.