fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

#Mulherescomvoz, o evento que quer vincar a importância das mulheres na música

#Mulherescomvoz é um evento da produtora Cultura a Dentro, que pretende afirmar a importância das…

Texto de Patrícia Nogueira

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

#Mulherescomvoz é um evento da produtora Cultura a Dentro, que pretende afirmar a importância das mulheres na música e a voz das mesmas na sociedade. Dia 5 de junho, Inês Lucas, Lua e Bruna Costa sobem ao palco da Murtalense – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa para celebrarem a música no feminino.

Inês Lucas, Lua e Bruna Costa, são as três artistas que vão dar voz ao evento #Mulherescomvoz no dia 5 de junho na Parede, no palco da Murtalense - Associação Desportiva Cultural e Recreativa. #MulherescomVoz, produzido pela Cultura a Dentro, coloca as mulheres no centro da música com um evento que pretende afirmar a importância das mulheres não só na música mas na sociedade.

O evento, que será transmitido online através do canal do Youtube da produtora de eventos, apresenta Inês Lucas, conhecida pelo seu mais recente tema, "Traz-me o verão a casa". No entanto, o seu caminho começou ainda com cinco anos, pela formação musical e pelo piano. Aos 16 anos mostrou o seu talento ao mundo, através do Youtube e, apesar de dividir a música com o design, tem presenteado os seus seguidores no Instagram com alguns covers. Carolina, mais conhecida como Lua, já representou Portugal como em Moçambique, Madrid e São Paulo no Festival Internacional de Língua e Cultura e, no dia 5 de junho, sobe ao palco do Mortalense para mostrar alguns dos seus temas mais recentes como, "Só a Ti" e "Se o Tempo Ouvisse", que fazem parte do projeto que lançou com com o compositor e cantor Jasmim Teixeira. O cartaz fecha com a artista Bruna Costa que em 2017 criou o projeto de covers rock - a B-Band. Em 2020 começou a trabalhar como artista de rua e, recentemente, participou no BDO Live Festival no qual conseguiu o segundo lugar.

Texto por Patrícia Nogueira
Fotografia disponível via Unsplash

Se queres ler mais entrevistas sobre a cultura em Portugal, clica aqui.

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Candidaturas abertas para o Workshop de Curadores da 13.ª Bienal de Berlim

16 Junho 2025

Para as associações lisboetas, os Santos não são apenas tradição, mas também resistência

29 Maio 2025

Maribel López: “Temos de tentar garantir que os artistas possam dar forma às suas ideias”

28 Maio 2025

EuroPride: associações LGBTI+ demarcam-se do evento mas organização espera “milhares” em Lisboa

1 Maio 2025

Literacia mediática digital além da sala de aula 

22 Abril 2025

“Pressão crescente das entidades municipais” obriga a “pausa criativa” dos Arroz Estúdios

17 Abril 2025

Estarão as escolas preparadas para os desafios apresentados pela IA? O caso de Portugal e da Bélgica 

17 Março 2025

Ao contrário dos EUA, em Portugal as empresas (ainda) mantêm políticas de diversidade

6 Janeiro 2025

Joana Meneses Fernandes: “Os projetos servem para desinquietar um bocadinho.”

23 Dezembro 2024

“FEMglocal”: um projeto de “investigação-ação” sobre os movimentos feministas glocais

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0