Entre os dias 6 e 15 de setembro o município da Amadora comemora 40 anos de existência. Para celebrar com a comunidade reuniu artistas como Mayra Andrade, HMB e os MGDRV (Megadrive, banda de Hip Hop que surgiu na Amadora), e preparou momentos de programação que vão da poesia à gastronomia.

“Estamos muito contentes por anunciar as surpresas que preparámos para celebrar o 40º aniversário do Município da Amadora. O nosso objetivo é conciliar programas culturais com entretenimento, para que as pessoas venham comemorar connosco. Ao longo dos anos, temos vindo a crescer enquanto cidade e esta é a oportunidade ideal para celebrar com grandes nomes da música, artistas oriundos do Concelho e o nosso público”, revela Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora, no comunicado de imprensa.

Os MGDRV são formados por Skillaz, YoCliché e Apache

Além dos momentos Conversas na Rua pensados em parceria com o Gerador — como a exposição da Andreia Mayer, o concerto do Janeiro, o ateliê da Bicicleta Manifesta, a conversa entre artistas visuais e Murais Poéticos, a interpretação de Carla Chambel e Joana Brandão dos murais espalhados pelo município —, está também agendada a Poesia na Rua, com concertos de B Fachada (11 de setembro) e Cachupa Psicadélica (10 de setembro), e espetáculos como “Mundu Gira” e “Levantei-me do chão”, este último a partir do universo de Saramago. 

Como forma de prestar homenagem ao pintor Albino Moura, falecido em abril passado, a Galeria Municipal Artur Bual dedica-lhe uma exposição que inaugura a 5 de setembro e se mantém até 13 de outubro.Nos últimos três dias do Amadora em Festa faz-se a festa do Livro na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, que vai já na quarta edição. 

Pela primeira vez juntam-se Quorum Ballet e Teatro dos Aloés, duas companhias da Amadora, num espetáculo que não só celebra a dança e o teatro, mas também os 40 anos de existência do município em que ambas habitam. 

Criado a 11 de setembro de 1979, o município da Amadora é composto atualmente por 175 136 habitantes, com uma área de 23, 79 Km2, segundo dados fornecidos pelos Censos de 2011 e partilhados no mesmo comunicado de imprensa. 

Sabe mais sobre a programação completa do quadragésimo aniversário da Amadora, aqui.  

Texto de Carolina Franco
Cartaz disponível via site da Câmara Municipal da Amadora

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.