Está a decorrer o Ciclo Piano Forte no Museu do Oriente. O próximo concerto, no dia 25 de janeiro, reúne a voz de Isabel Alcobia e o piano de Shao Ling.

No sábado, às 19h00, A Voz Lírica: Árias e Canções apresenta repertório lírico, em ópera e zarzuela, mas também o género canção, numa vertente erudita e popular. As primeiras músicas de abertura, "Montanha Yi Meng" e "Caminho da Luz Solar", surgem em representação simbólica da celebração do Ano Novo Chinês, que se festeja durante esta noite de sábado.

Francisco Lacerda, Viana da Motta e Eurico Carrapatoso são os compositores portugueses que compõe o leque de obras ecoadas na primeira metade do espetáculo. A segunda parte do concerto é reservada ao repertório para cena, terminando com Verdi em ópera italiana.

Isabel Alcobia e Shao Ling têm dado provas inegáveis do seu mérito musical. A soprano já pisou vários palcos internacionais enquanto solista. No meio operático destacam-se as interpretações de Euridice em Orfeo, Pamina em A Flauta Mágica, Julieta em Romeu e Julieta e Violeta em La Traviata, entre tantos outros.

A pianista Shao Ling veio para Portugal em 1997, como bolseira da Fundação Oriente, onde estudou com professores consagrados. É docente no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e a sua principal área de ensino centra-se em piano performance e música de câmara. Como concertista, tem apresentado recitais tanto  solo como música de câmara e concertos com orquestras nos grandes auditórios e festivais portugueses e, também, em França, Itália e China. 

O bilhete para a sessão tem um custo de 12€ e é recomendado a maior de 6 anos.

Texto de Mafalda Lalanda
Fotografia via Museu do Oriente
____________________________________________________

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.