O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO) está entre as instituições nomeadas para o EMYA 2019 – Prémio de Museu Europeu do Ano. Este galardão, o mais prestigiado na área a nível europeu, foi criado pelo Conselho da Europa e é atribuído pelo Fórum Europeu dos Museus, com o objetivo de reconhecer a excelência museológica europeia e fomentar processos de inovação no setor.

O MMIPO, o único museu nacional a integrar a lista de nomeados desta edição do prémio, dá a conhecer a quem o visita a história da Santa Casa da Misericórdia do Porto, divulgando também as suas coleções de arte e propósitos institucionais.

A Igreja da Misericórdia, pertencente ao museu, trata-se de uma construção do século XVI que acolheu uma grande intervenção no século XVIII, liderada por Nicolau Nasoni, e a instituição inclui ainda a Galeria dos Benfeitores, um exemplar da arquitetura do ferro e vidro da cidade do Porto.

O vencedor do Museu Europeu do Ano 2019 e os restantes premiados serão anunciados em maio do próximo ano. Ainda não foi oficializado qual o país que irá acolher a cerimónia onde se divulgarão os resultados do concurso.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Manuel de Sousa, disponível via Google Images

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.