Chegou à internet um movimento que pretende ajudar os artistas nesta fase de pandemia. A Música da Casa é um movimento independente que foi criado por fãs de música e cujo objetivo passa por promover concertos pagos. Os donativos podem ser feitos através de uma conta na plataforma Patreon.

“Nesta altura de tanta incerteza, um grupo de amigos melómanos decidiu organizar-se com um único objetivo: juntar dinheiro para poder usufruir de concertos. Não que estivessem fartos de ver concertos à borla nas redes sociais, mas por acharem que essa situação não é sustentável para os músicos, nem valoriza a arte. E se os músicos não puderem/conseguirem sobreviver na sua profissão, são os fãs de música quem mais perde”, esclarece a organização através de um comunicado. 

Apesar de para já os concertos serem online e em streaming, a ideia é a de organizar concertos ao vivo “quando estiverem reunidas todas as condições legais e de saúde pública”. Esta é uma iniciativa sem fins lucrativos e “cujo nome remete para o facto de estarmos (quase) todos em Casa, num óbvio trocadilho com Casa da Música”.

É possível, então, fazer donativos segundo três tipos de mensalidades. “A inicial é de 5€ mais IVA e proporcionará, no mínimo, entre dois a quatro concertos online por mês. Quando os concertos forem ao vivo, a mensalidade garante também acesso a concertos. As outras mensalidades incluem alguns benefícios extra, como t-shirts, discos, mais concertos, escolha das bandas, convívio com os músicos”. 

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Jefferson Santos via Unsplash

musica-da-casa-gerador