fbpx

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Opinião de Nuno Varela

Natal +/-

Natal, o que é Natal?Uma celebração do nascimento de Cristo?Uma desculpa para recebermos prendas?Uma forma…

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Natal, o que é Natal?
Uma celebração do nascimento de Cristo?
Uma desculpa para recebermos prendas?
Uma forma de ter a família reunida?

Pode ser e é muita coisa, mas a única certeza que eu tenho é que essa cena é fixe. De todas as celebrações que existem durante o ano, digo, com toda a certeza, que o Natal é a que mais gosto. Comemos sem pensar muito, gastamos sem pensar muito e, acima de tudo, estamos todos num ambiente de peace in love.

O espírito natalício realmente existe e vejo que até a pessoa mais fria e sem sentimentos entra nesse espírito. Até deseja um “FELIZ NATAL”. Aconteceu-me ontem em Chelas, por acaso. Quando fui pai ou quando faço anos, não me recordo desta personagem me ter dado tanto love como ontem a desejar-me Feliz Natal.

Vejo muitas pessoas a falar do consumismo exagerado nesta altura, seja na alimentação ou nos presentes, mas é apenas uma vez no ano. Considero-me uma pessoa consciente e não gosto muito de ir em modas ou seguir manipulações capitalistas, mas devo dizer que, no Natal, é diferente, e o sentimento de partilha e de querer ver os outros felizes não tem preço.

A ignorância que falei noutro texto publicado no Gerador, aqui tem de estar de serviço 24/7. É um bocado ou muito hipócrita da minha parte, mas é a realidade e sou o primeiro a admiti-lo. Compro comida a mais, compro prendas a mais, bebo e como a mais, mas quero que fique bem claro que gostaria de ser diferente e ter um Natal mais moderado e que fosse abençoado apenas pelo espírito do AMOR.

Por outro lado, acredito que, para muitas famílias, seja das piores alturas do ano. Ainda por cima, em tempos de pandemia, o caos está instalado no mundo e muitas famílias que, em tempos, eram abastadas ou viviam uma vida tranquila, estão neste momento a viver uma realidade diferente que é não poder ter o Natal que já tiveram por motivos económicos, e essa realidade pode ser muito dura.

Eu cresci numa barraca, um bairro chamado Azinhaga das Teresinhas, mesmo em frente ao Colégio Valsassina. Tinha um pequeno grupo de amigos com quem fazia troca de prendas e recordo-me que adorava ser eu a montar a árvore de Natal. Passava o Natal só com os meus Pais e, mesmo naquele ambiente de pobreza e se calhar poucas prendas, sei que era super feliz e o sentimento estava lá como está agora, que tenho a árvore cheia de presentes para a minha família e sei que a mesa vai estar farta, mas acredito que o feeling fosse diferente se fosse ao contrário.

“DEVE SER FÁCIL LIDAR COM TEMPOS DIFÍCEIS, JÁ OS ESTIVESTE. E DEVE SER DIFÍCIL LIDAR COM TEMPOS DIFÍCEIS SE NUNCA OS TIVESTE,”

Outra dificuldade nestes tempos é o risco de transmissão do vírus, casas cheias, abraços e beijinhos e está o caos instalado. Este ano viu-se uma maior preocupação nas pessoas, os centros e farmácias estiveram completamente cheios e muitas pessoas tiveram a preocupação de se reunir com os seus entes queridos, sabendo que estavam negativos, mas mesmo assim, sabemos que os casos vão aumentar, algo expectável, digo eu.

Com este texto, queria deixar uma mensagem positiva e contaminar todos com o espírito de Natal. Ele não vai terminar como eu queria, porque, durante o dia de hoje (dia 24), soube da morte de um jovem amigo do meu filho - o Francisco saiu para se divertir e foi morto em Lisboa, logo neste dia tão importante para a família. A vibe, sinceramente, não é a mesma que eu tinha no início do texto e a noite de Natal será, com toda a certeza, diferente.

Um jovem cheio de energia, cheio de vida pela frente, morreu.

-Sobre Nuno Varela-

Nuno Varela, 36 anos, casado, pai de 2 filhos, criou em 2006 a Hip Hop Sou Eu, que é uma das mais antigas e maiores plataformas de divulgação de Hip Hop em Portugal. Da Hip Hop Sou Eu, nasceram projetos como a Liga Knockout, uma das primeiras ligas de batalhas escritas da lusofonia, a We Deep agência de artistas e criação musical e a Associação GURU que está envolvida em vários projetos sociais no desenvolvimento de skills e competências em jovens de zonas carenciadas. Varela é um jovem empreendedor e autodidata, amante da tecnologia e sempre pronto para causas sociais. Destaca sempre 3 ou 4 projetos, mas está envolvido em mais de 10.

Texto de Nuno Varela
Fotografia de Pedro Vaccaro
A opinião expressa pelos cronistas é apenas da sua própria responsabilidade.

As posições expressas pelas pessoas que escrevem as colunas de opinião são apenas da sua própria responsabilidade.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

2 Julho 2025

Não há liberdade pelo consumo e pelas redes sociais

25 Junho 2025

Gaza Perante a História

18 Junho 2025

Segurança Humana, um pouco de esperança

11 Junho 2025

Genocídio televisionado

4 Junho 2025

Já não basta cantar o Grândola

28 Maio 2025

Às Indiferentes

21 Maio 2025

A saúde mental sob o peso da ordem neoliberal

14 Maio 2025

O grande fantasma do género

7 Maio 2025

Chimamanda p’ra branco ver…mas não ler! 

23 Abril 2025

É por isto que dançamos

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Desarrumar a escrita: oficina prática [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Patrimónios Contestados [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Escrita para intérpretes e criadores [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Artes Performativas: Estratégias de venda e comunicação de um projeto [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Gestão de livrarias independentes e produção de eventos literários [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo Literário: Do poder dos factos à beleza narrativa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

02 JUNHO 2025

15 anos de casamento igualitário

Em 2010, em Portugal, o casamento perdeu a conotação heteronormativa. A Assembleia da República votou positivamente a proposta de lei que reconheceu as uniões LGBTQI+ como legítimas. O casamento entre pessoas do mesmo género tornou-se legal. A legitimidade trazida pela união civil contribuiu para desmistificar preconceitos e combater a homofobia. Para muitos casais, ainda é uma afirmação política necessária. A luta não está concluída, dizem, já que a discriminação ainda não desapareceu.

12 MAIO 2025

Ativismo climático sob julgamento: repressão legal desafia protestos na Europa e em Portugal

Nos últimos anos, observa-se na Europa uma tendência crescente de criminalização do ativismo climático, com autoridades a recorrerem a novas leis e processos judiciais para travar protestos ambientais​. Portugal não está imune a este fenómeno: de ações simbólicas nas ruas de Lisboa a bloqueios de infraestruturas, vários ativistas climáticos portugueses enfrentaram detenções e acusações formais – incluindo multas pesadas – por exercerem o direito à manifestação.

Shopping cart0
There are no products in the cart!
Continue shopping
0