Inaugurou ontem na Galeria Foco o projeto News Feed, assinado por Rudolfo Quintas e Joan Sandoval. De acordo com o comunicado de imprensa, consiste numa “instalação de visualização de dados e arte sonora que lê os principais jornais mundiais expondo o sentimento das notícias publicas.”

Num mundo digital controlado por algoritmos “capazes de extrair sentimento e emoção do texto”, Rudolfo e Joan propõem usar esta análise de texto como meio de expor o sentimento de notícias publicadas todos os dias para criar consciência sobre o impacto emocional que podem ter no dia-a-dia dos cidadãos. Entre os dias 14 e 31 de março, News Feed vai ler artigos de alguns dos principais 50 jornais online, entre eles The New York Times, The Guardian, CNN, Japan Today e Al Jazeera e, na finissage da exposição, os dados recolhidos durante os dias em que a exposição esteve patente vão ser partilhados. 

Rudolfo Quintas é um artista natural do Porto a viver em Lisboa, cujo trabalho tem passado, desde os anos 2000, por criar instalações e esculturas visuais interativas, performances audiovisuais e software art. Além das exposições em que já esteve em Portugal, também levou o seu trabalho a cidades internacionais como Berlim, Haia, Madrid, Amesterdão, Istambul e Helsinki. Um dos trabalhos de destaque a nível editorial na sua carreira é a direção artística do livro “Younger Than Jesus”, co-editado pelo New Museum New York e a Phaidon Press

Joan Sandoval é um programador natural de Barcelona que vai testando fronteiras entre tecnologia, design e artes. A interdisciplinariedade é motor do seu trabalho e já assinou trabalhos de interfaces físicas, performance, som, vídeo e instalações de luz. Estudou Engenharia de Sistemas Audiovisuais e tirou um mestrado em Música e Tecnologias de Media, refletindo essas transições e elasticidade nas criações que vai fazendo ou em que vai colaborando. 

A Galeria Foco pode ser visitada de terça-feira a sexta-feira entre as 14h00 e as 20h00, e ao sábado entre as 14h00 e as 18h00. Sabe mais sobre o Rudolfo aqui, e sobre o Joan aqui

Cartaz da exposição 

Fotografia de Rudolfo Quintas e Joan Sandoval

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.