fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

No dia 6 de novembro vai-se marchar pela Justiça Climática

Novembro é o mês da COP26 e Portugal junta-se a uma série de movimentos sociais em todo o mundo com uma marcha pela Justiça Climática, no dia 6 de novembro, em Lisboa.

Em 2021, os 197 países membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), juntam-se em Glasgow para a 26º edição da COP. A COP26 realiza-se em novembro, durante duas semanas, e, por todo o mundo, estão a surgir movimentos sociais, tendo sido convocado um dia global de ação, pela coligação das organizações baseadas no Reino Unido que estão a preparar a intervenção destes mesmos movimentos.

Em Portugal, organizações de sociedade civil convocaram uma marcha em Lisboa, no âmbito da plataforma Salvar o Clima que tem organizado as marchas do clima desde 2016 Portugal, com uma Marcha pela Justiça Climática em Lisboa, no dia 6 de novembro. Em comunicado, a organização da marcha refere que, "Problemas globais requerem soluções globais. As decisões tomadas na COP26 vão moldar como os governos respondem (ou não) à crise climática. Vão decidir quem é sacrificado, quem escapa e quem lucra. Até agora, os governos fizeram muito pouco, demasiado tarde: são coniventes com as empresas e escondem-se atrás de falsas soluções verdes (“greenwashing”) que, na realidade, ainda não existem, não se adequam à escala do problema e, em muitos casos, dependem de mais exploração de pessoas e do planeta."

A marcha reivindica cortes drásticos nas emissões de gases com efeito de estufa, uma transição justa e justiça climática global. Lê-se na convocatória: “A justiça não nos será dada pelos líderes mundiais nem entregue pelas corporações. Apenas nós podemos imaginar e construir o futuro que funciona para toda a gente.”

Com início às 15h no Martim Moniz, a marcha vai percorrer a Avenida Almirante Reis e acaba com uma concentração na Alameda. Os seus subscritores são: A Coletiva, Academia Cidadã, Acréscimo, Animar, Ar Puro, Climáximo, Greve Climática Estudantil – Lisboa, Greve Climática Estudantil – Algarve, PATAV – Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos, Rede para o Decrescimento, Reflorestar Portugal, Sciaena, Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero Waste Lab.

Texto de Patrícia Nogueira
Fotografia cedida pela organização

Se queres ler mais notícias sobre sociedade em Portugal, clica aqui.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap