fbpx
Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

No Dia Mundial do Cinema, viaja-se com cinema português no Metro de Lisboa

Para celebrar o Dia Mundial do Cinema, no dia 5 de Novembro, o Gerador junta-se…

Texto de Margarida Marques

Apoia o Gerador na construção de uma sociedade mais criativa, crítica e participativa. Descobre aqui como.

Para celebrar o Dia Mundial do Cinema, no dia 5 de Novembro, o Gerador junta-se ao Metropolitano de Lisboa com uma mostra de três filmes, programados pela actriz Mia Tomé, que prometem fazer o público viajar.

"Quantas vezes já vimos o metro como seu protagonista? Como personagem, figurante, como objecto rotineiro de segundo plano? Foi esse o mote para escolher estes três filmes que propus", conta-nos Mia Tomé.

"A azáfama da capital Lisboeta que pode intimidar uma pequena adolescente, uma curta viagem entre duas estações de metro em Berlim e uma outra viagem, menos literal pela cidade de Nova Iorque de 1991. João Rosas, Jorge Quintela e Paulo Abreu, são os autores que escolhi e que tropeçaram nesta ideia de transporte, de movimento, de passagem.", continua a explicar a programadora que escolheu para esta mostra os filmes NYC 1991, de Paulo Abreu, Ausstieg de Jorge Quintela e Entrecampos de João Rosas.

"Acima de tudo, foquei a minha escolha na palavra viajar. Andar de metro já me propôs mais histórias do que atravessar o atlântico: sestas fatais não despertadas a tempo, passeios entre pensamentos onde questiono a rotina, encontros no sentido contrário da linha, auxílios fundamentais, despedidas de domingo à noite e a ansiedade de querer chegar. O cinema é um mundo, mas o tubo subterrâneo às vezes também: as carruagens são lugares habitados, somos tantos, de tantos sítios, de tantos lugares, com tantos percursos diferentes. São três filmes portugueses que viajam e que fazem viajar.".

O programa da sessão de dia 5 de Novembro

NYC 1991
Paulo Abreu, 1996

“NYC 1991” é um filme construído a partir de filmagens em Super8, realizadas em Nova Iorque em 1991 e montadas muito recentemente com a inclusão de “Dirty Windows” de Lee Ranaldo. As imagens têm a patine que a própria tecnologia implica, um meio relativamente pobre, mas sobejamente conhecido por ser também facilitador de bons resultados estéticos, somada à que advém de um desfasamento de 25 anos. Tal como Lee Ranaldo, Paulo Abreu tem uma visão pessoal da América, das imagens que o surpreendem e nos surpreendem, apesar de tudo, como se a memória coletiva do cinema funcionasse num pathos do qual jamais se poderá desembaraçar. Mas, afinal, podemos ser continuamente surpreendidos pelo que guardamos dos sítios que visitamos, nem que seja através dos filmes. O diálogo com a poesia e música de Ranaldo coloca-nos perante diferentes camadas de perceção que se articulam sem se deixarem submeter, fugindo, dessa forma, ao mero exercício ilustrativo.

AUSSTIEG
Jorge Quintela, 2010

Um filme de bolso num comboio entre duas estações em Berlim.

ENTRECAMPOS
João Rosas, 2012

Mariana tem 11 anos e acabou de se mudar de Serpa para Lisboa com o pai. Os primeiros dias na cidade são passados a arrumar a casa e a conhecer o novo bairro, Entrecampos. Após o primeiro dia de aulas, Mariana perde-se a voltar para casa da escola e tem de telefonar ao pai a pedir ajuda. No dia seguinte, trava amizade com um rapaz da sua turma, Nicolau, e o irmão deste, Simão, mais velho. Os dois irmãos convidam Mariana para lanchar e ajudam-na a chegar a casa.

A sessão, de entrada livre, acontece no átrio da Estação de Metro Cais do Sodré, antes da zona de bilhetes.
A exibição dos três filmes tem a duração total de 1h10 e acontece por duas vezes: às 21h e às 22h30. No início da primeira sessão, pelas 21h, a programadora Mia Tomé apresentará os filmes.

O Gerador está a dar uma mãozinha nesta iniciativa.

Publicidade

Se este artigo te interessou vale a pena espreitares estes também

16 Abril 2024

‘Psiquiatria Lenta’: Crónicas de João G. Pereira no Gerador editadas em livro

9 Abril 2024

Fernando Dacosta: “Baixou-se o nível das coisas que fomenta a infantilização das pessoas”

3 Abril 2024

Festival Bons Sons convida o público a viver a aldeia em toda a sua diversidade

2 Abril 2024

Mariana Vieira da Silva: Marcelo “será visto como alguém que contribuiu para a instabilidade”

26 Março 2024

Diana Andringa: “o jornalismo está a colaborar na criação de sociedades antidemocráticas”

19 Março 2024

Leonor Chicó: “no nosso quintal já se sentem os efeitos da crise climática” 

16 Março 2024

José Pacheco Pereira atribuiu nota 7 à probabilidade de uma guerra na Europa

12 Março 2024

A Open Food Facts quer empoderar os consumidores através da informação

5 Março 2024

Bolsa Amélia Rey Colaço abre candidaturas para 7ª edição

29 Fevereiro 2024

50 Abris: diferentes retratos da liberdade precisam de apoio para sair em livro

Academia: cursos originais com especialistas de referência

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Práticas de Escrita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Soluções Criativas para Gestão de Organizações e Projetos [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Jornalismo e Crítica Musical [online ou presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Pensamento Crítico [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Fundos Europeus para as Artes e Cultura I – da Ideia ao Projeto

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Comunicação Cultural [online e presencial]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação à Língua Gestual Portuguesa [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Viver, trabalhar e investir no interior [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

O Parlamento Europeu: funções, composição e desafios [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Narrativas animadas – iniciação à animação de personagens [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Comunicação Digital: da estratégia à execução [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Planeamento na Produção de Eventos Culturais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Iniciação ao vídeo – filma, corta e edita [online]

Duração: 15h

Formato: Online

30 JANEIRO A 15 FEVEREIRO 2024

Introdução à Produção Musical para Audiovisuais [online]

Duração: 15h

Formato: Online

Investigações: conhece as nossas principais reportagens, feitas de jornalismo lento

22 ABRIL 2024

A Madrinha: a correspondente que “marchou” na retaguarda da guerra

Ao longo de 15 anos, a troca de cartas integrava uma estratégia muito clara: legitimar a guerra. Mais conhecidas por madrinhas, alimentaram um programa oficioso, que partiu de um conceito apropriado pelo Estado Novo: mulheres a integrar o esforço nacional ao se corresponderem com militares na frente de combate.

1 ABRIL 2024

Abuso de poder no ensino superior em Portugal

As práticas de assédio moral e sexual são uma realidade conhecida dos estudantes, investigadores, docentes e quadros técnicos do ensino superior. Nos próximos meses lançamos a investigação Abuso de Poder no Ensino Superior, um trabalho jornalístico onde procuramos compreender as múltiplas dimensões de um problema estrutural.

A tua lista de compras0
O teu carrinho está vazio.
0