NO WALLS Oeiras é um projeto de intervenção artística no espaço público com curadoria de Lara Seixo Rodrigues, que surge de um convite do Município de Oeiras feito à Mistaker Maker, no contexto da plataforma cultural Mural 18 da Área Metropolitana de Lisboa. No momento em que Oeiras se candidata a Capital Europeia da Cultura - Oeiras 27, pensar e desafiar visões para o espaço público através das artes é um processo que interessa valorizar.

Sob o tema proposto da Liberdade, artistas reconhecidos e emergentes desenham um circuito com trabalhos em vários locais do concelho, assinalando diferentes eixos da ação municipal. Deste modo, recorrendo ao conceito de viagem e de mapa são propostos desafios de circulação e leitura da malha da cidade, do seu património material, imaterial e natural, ao disseminar as intervenções artísticas num exercício de ação na paisagem.

Objetivando a promoção da criação artística em espaço público e o surgimento e/ou reconhecimento do talento deste território, o projeto NO WALLS lança uma open call para todos os artistas residentes na Área Metropolitana de Lisboa (portugueses ou estrangeiros), da qual sairá o 9.º artista que integrará este circuito. A data limite de envio de propostas é dia 15 de maio até às 23h00. Podes consultar todo o regulamento aqui.

A escolha do nome NO WALLS prende-se com a literalidade disruptiva de sair dos suportes habituais da arte urbana, ao ser proposto aos artistas a realização das intervenções numa estrutura. Se por um lado uniformiza todos os suportes, também desafia o artista a trabalhar a partir de uma nova perspetiva, questionando o campo da ação da sua prática artística e os limites convencionados da Arte Urbana (ou Artes Urbanas).

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels