“Faz-te à NOVA” é o nome da iniciativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) que, no dia 20 de setembro, entre as 10h e as 13h, oferece um dia repleto de aulas especiais onde haverá espaço para tratar temáticas como o jazz, a sexualidade, a música, as redes sociais, a fotografia ou até a cozinha. O horário de aulas para este dia conta com professores como Noiserv, Júlio Resende ou Marta Crawford e as salas de aulas passam a ser espaços como a cantina, o jardim de inverno ou a esplanada.

Esta iniciativa anual tem como objetivo dar as boas-vindas aos novos alunos da Faculdade, recebendo-os para um novo ano letivo. Fugindo ao tradicional dia com pedi-papers, ou visitas em que os alunos conhecem os espaços e conhecem os colegas, este ano a FCSH, em associação com a plataforma exarp, quis fazer algo diferente com aulas dadas por caras conhecidas, workshops e música ao vivo. Deste modo, pretende garantir que os estudantes têm uma integração saudável com direito a momentos culturais alternativos à praxe.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O dia de aulas começa às 10h com a opção de escolher entre a aula “Instagram é Vida”, lecionada pelo instagramer José Lourenço, na Biblioteca, e “Tirar fotografias com Alma” com a fotógrafa Estelle Valente, na cantina.

Pelas 11h é dada a escolha entre uma aula de jazz, “Diz que o jazz também é cool”, com o pianista Júlio Resende no Auditório 2 e uma aula sobre sexualidade, “B-A-Bá da Sexualidade” com a sexóloga Marta Crawford.

Perto da hora de almoço, pelas 12h, os alunos podem optar por uma aula de culinária, “Cozinhar para Totós”, com o chef Hugo Brito, em que se vai ensinar a cozinhar saudável, simples e barato na esplanada, ou por uma aula de composição musical, “Como fazer uma música”, com Noiserv no Jardim de Inverno.

Por fim, às 13h, inicia-se a aula prática com o concerto de Vaarwell no átrio bloco B1. Depois da sua estreia em 2015 com “Love and Forgiveness”, a banda composta por Margarida Falcão, Ricardo Nagy e Luís Monteiro lançou o álbum “Homebound 456” em 2017 e um novo single, “Stay”, em Março deste ano.

Programa do “Faz-te à Nova”

Durante a tarde, é a Associação de Estudantes que assume as rédeas com um churrasco. Todos os alunos estão dispensados das aulas habituais durante este dia.

A NOVA FCSH apresenta-se, assim, como um espaço de liberdade e criatividade ao lado da plataforma exarp, um movimento que destaca as iniciativas exemplares de integração de novos estudantes nas instituições de ensino superior.

Texto de Andreia Monteiro
Fotografia de Capa de Vera Marmelo
O Gerador é parceiro da exarp

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.