Já podes consultar toda a programação para o mês de novembro na Central Gerador, em Lisboa. Estamos abertos de quarta a sábado, entre as 18h e as 23h, e domingo, das 15h às 20h. Com uma programação repleta de momentos culturais de entrada livre, de bebidas e petiscos capazes de fazer crescer água na boca, espreita em baixo todos os eventos e atividades que vais viver este mês:

Exposição Lisboa com história de David Cachopo 

Numa cidade em constante mutação, há pequenos recantos que se mantêm mais ou menos intocados. São locais que nos transportam no tempo e que, adaptados à nova Lisboa, mantêm a essência e o charme original.

Esta exposição pretende dar atenção às particularidades destes locais usando como meio uma técnica fotográfica que também remete para tempos passados, que quase desapareceu e que recuperou, nos últimos anos, alguma da sua importância: a fotografia instantânea. Através de dípticos, cruza-se o trabalho quase de arquivo com um olhar mais particular do fotógrafo numa viagem pela Lisboa de outros tempos que faz parte ainda da nova Lisboa.

Conversas sobre cultura | Quartas-feiras às 19h30

Convidamos semanalmente personalidades das mais variadas áreas a debaterem temáticas ligadas à cultura portuguesa. Em novembro, vamos discutir os seguintes temas:

13 de novembro | Doçaria portuguesa: porque somos apaixonados por doces? 

20 de novembro | Revista à Portuguesa: que papel desempenha hoje no teatro português?

27 de novembro | A cultura na educação: o ensino da pastelaria em Portugal 
Cinema com curadoria KINO-DOC: Ciclo Lo-Fi Rock ‘n’ Roll | Quintas-feiras às 21h e sábado, dia 30, às 16h

Em Novembro o KINO-DOC apresenta na Central Gerador o ciclo de cinema LO-FI ROCK ‘N’ ROLL, que culmina com um filme à tarde e festa à noite no último sábado do mês. Juntam-se em cartaz filmes de imagem lo-fi unicamente acessíveis em gravações nos formatos amadores de antigamente. E se o termo lo-fi soa a música popular, com a mesma se constituiu este ciclo. Emblemáticas “imagens pobres” de rock ‘n’ roll, género que incorporou sobremaneira na sua iconografia a linguagem visual lo-fi.

7 de novembro | Cocksucker Blues (1972)

14 de novembro | The Blank Generation (1976) + The Cramps, live at Napa State Mental Hospital (1978)

21 de novembro | Rock my religion (1984) + No Other Possibility (1989)

30 de novembro | Lo-Fi-Rock-N-Roll (2019) + Festa lo-fi rock ‘n’ roll

Música: Concertos e Dj sets | Sextas-feiras às 19h30 ou 21h

A esplanada da Central Gerador, à sexta à noite, é invadida por música, em formato concerto ou dj set. Os dj sets começam às 19h30 e os concertos são sempre às 21h.

1 de novembro | Concerto Vitoria and the Kalashnicoles

8 de novembro | Concerto Academia de Música de Telheiras

15 de novembro | D.B.É.R. Dj Set

22 de novembro | 2º Concerto Academia de Música de Telheiras

29 de novembro | Concerto Tiago Francisquinho aka Cano Guru

Poente

Sábado, o dia dedicado às nossas loucuras, daquelas que vêm com o pôr do sol.

9 de novembro às 21h – Mudança e Intervenção num Bairro Social | Documentário e conversa com João Doce

16 de novembro às 21h – Quebra-Gelo ao vivo

23 de novembro às 19h30 – Poesia com Irrecuperável Homem Bala

30 de novembro às 19h30 – Poesia com Maria Jorge

Magusto na Central

No dia 10 de novembro, das 16h às 20h, vamos ter um domingo dedicado ao São Martinho. Muitas castanhas, jeropiga e um dj set dos Selecta Misto vão aquecer esta tarde de outono.

Feira Gerador

Um domingo por mês recebemos no Largo das Conchas a Feira Gerador, uma feira de mixórdias que junta artes plásticas, roupa, jóias, cerâmica, e muito mais. No dia 24 de novembro vem visitar-nos das 15h30 às 20h e descobre o que preparámos para ti!

Fica atento ao Facebook e Instagram oficiais da Central Gerador, em breve revelamos mais pormenores ;)

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa)

Créditos – Fotografia de Andreia Mayer