“Paz Traz Paz” é o título do novo livro de Afonso Cruz, disponível nas livrarias nacionais a partir de 29 de outubro. Trata-se de um livro de memórias, cheio de poesia, para leitores de todas as idades e de todos os feitios. É o diário de uma menina que “carrega um jardim na cabeça, atira palavras aos pombos e sabe quanto tempo demora uma sombra a ficar madura”, como se pode ler na descrição oficial da obra.

A narradora de “Paz Traz Paz” não é novidade no universo literário de Afonso Cruz, uma fez que também está presente em “O Livro Do Ano” – publicado em 2013, é recomendado para o 5º ano de escolaridade pelo Plano Nacional de Leitura.

Em “Paz Traz Paz”, a menina que “carrega um jardim na cabeça” partilha os seus pensamentos, inquietações, experiências, bem como os sonhos de melhorar o mundo através de pequenos gestos ou de atos heróicos, atacando o absurdo com o absurdo e a noite com canteiros de flores.

Afonso Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico na banda The Soaked Lamb. Nasceu em 1971 na Figueira da Foz. Mais tarde, já em Lisboa, frequentou a escola António Arroio e a Faculdade de Belas Artes. Também frequentou o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países. Assina, desde 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias com o título “Paralaxe”. Vive no campo e gosta de cerveja.

Texto de Maria Costa
Imagem: adaptação da capa do livro "Paz Traz Paz"

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.