A Universidade de Aveiro acolhe no dia 17 de setembro os novos alunos do ano letivo de 2018/19 com um programa original, que inclui um piquenique no campus, concertos e visitas guiadas à instituição. Esta iniciativa pretende favorecer o relacionamento dos estudantes, assim como a divulgação dos espaços académicos.

O “Piquenique de acolhimento 2018”, que inaugura oficialmente a chegada dos novos alunos, está aberto, contudo, a todos os estudantes da Universidade. O programa é comum a todos os cursos durante a parte da manhã e tem início às 9h. O Reitor Paulo Jorge Ferreira é quem está encarregue de dar as primeiras boas-vindas aos estudantes recém-chegados.

A partir das 11h começa a programação musical, com concertos de “Sofá para Dois”, “Primeira Dama” e “Da Chick” em pleno Campus Universitário de Santiago. Ao todo, mais de 2.000 estudantes participam nesta iniciativa nos jardins da alameda central da Universidade.

Da parte da tarde, os alunos são encaminhados para a respetiva escola superior e têm acesso a atividades de acordo com os cursos que frequentarão neste ano letivo. Os estudantes que pertencem agora a departamentos do Campus de Aveiro irão, entre outros momentos, visitar as instalações e conhecer os recursos e serviços disponíveis. Além disso, a Universidade inclui, nesta programação, uma saudação por parte do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, agendada para dia 19 deste mês no Centro de Congressos de Aveiro.

Quanto aos caloiros da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção Aveiro Norte, recebem, às 14h30, as boas-vindas por parte do diretor da Escola Superior, Martinho Oliveira, e da sua respetiva licenciatura, assim como uma visita guiada às instalações e aos serviços oferecidos. Joaquim Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, também saudará os recém-chegados.

Os estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda são recebidos pelo seu diretor, Artur Ferreira, às 14h30, seguindo-se uma visita guiada pela escola, onde se reunirão com os diretores de curso.  Além disso, estão marcadas para dia 19 de setembro as saudações que irão receber por parte do Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, e pela Vereadora Elsa Corga. Seguidamente, os estudantes são recebidos na Junta da União de Freguesias de Águeda e Borralha pelo Presidente da Junta, Jorge Castanheira e, mais tarde, está agendada uma visita à Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.

A partir das 18h30, os alunos mais recentes da Universidade reúnem-se novamente para visitar a Casa do Estudante. A sessão termina com uma Festa Sunset de Encerramento, que espera contar com a presença de todos, finalizando este dia académico preenchido, no qual os novos estudantes da Universidade de Aveiro iniciam formalmente o percurso do próximo ano letivo.

Texto de Carolina Gaspar
O Gerador é parceiro do EXARP.

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal clica aqui.