Estão abertas, até dia 28 de janeiro, as candidaturas para o Programa de Apoio em Parceria Arte e Envelhecimento Ativo. Com uma dotação financeira de 350 mil euros, o concurso pretende contribuir, através das artes, para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa.

O projeto resulta de um acordo entre a Direção-Geral das Artes e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pretende encontrar propostas nos domínios da criação, da programação, da investigação e ações estratégicas de medição que envolvam a população idosa. Estão elegíveis projetos nas áreas das artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), nas artes visuais (artes plásticas, design e fotografia), nas artes de rua e de cruzamento disciplinar.

O programa de apoio pretende reforçar a oferta artística multidisciplinar concebida para e com a população idosa, em particular nos territórios de maior isolamento social e cultural, através do estímulo à criação de novas produções artísticas ou à programação de produções de obras preexistentes e ações específicas de desenvolvimento de públicos que envolvam e potenciem a participação ativa da população desta faixa etária. 

Podes descobrir mais aqui.

Texto de Isabel Marques
Fotografia disponível via Pexels