De 31 de Maio a 30 de Junho o Gerador celebra o 5º aniversário com um mês de programação na Central Gerador, o novo espaço do Gerador no Lumiar, em Lisboa.

A Central Gerador, um espaço que quer ser uma referência na promoção da cultura portuguesa, divide-se em duas áreas: o Palco Central, que apresenta uma programação das mais variadas áreas artísticas e o Café Central, uma cafetaria que elogia a gastronomia portuguesa.

Ao longo deste mês, vamos celebrar os 5 anos do Gerador com programação de quinta a domingo sempre das 12h à meia-noite, que inclui conversas, exposições, sessões de curtas, feiras, concertos, poesia ou mesmo Dj Sets que invadem o interior da Central Gerador ou o incrível Largo das Conchas, um pátio ao ar livre mesmo em frente à Central Gerador. O Café Central estará também aberto de quarta a domingo no mesmo horário, com uma esplanada vestida de verão.

E como se divide a programação de 31 de Maio a 30 de Junho?

Conversas às quintas

As quintas-feiras são dedicadas a conversas sobre os mais variados temas. Em cada uma delas, vamos desafiar três personalidades a sentarem-se connosco e a responder, semanalmente, a cada uma destas perguntas:

6 de Junho | Como criar uma publicação independente?

13 de Junho | Como fazer cultura para a infância?

20 de Junho | Como fazer a curadoria de uma exposição?

27 de Junho | Como programar um festival de cinema?

Noites de sexta

As noites de sexta são dedicadas a momentos que sabem bem ser vividos de noite desde cinema, exposições, concertos ou leituras encenadas.

31 de Maio | Inauguração Exposição Insties Gerador 2019. Em parceria com o Clube Criativos de Portugal, apresentamos uma exposição sem medos com trabalhos dos 9 vencedores dos Insties Gerador 2019 o @alexcoelholima, @davidaba, @hey.luisa, @joaok2, @joao.galamba, @lceusebio, @luc_at_the_world, @martanferreira e @matilde__cunha

7 de Junho | Poesia e Música com Poetry Ensemble, de José Anjos, Alex Cortez, Nuno Miguel Guedes e Paula Cortes.

14 de Junho | Cinema festivaleiro, com curadoria de Mia Tomé. Porque nos festivais de verão também se podem ver filmes.

21 de Junho | Concerto de Tomara no Largo das Conchas, um incrível pátio ao ar livre em frente à Central Gerador

28 de Junho | Leituras encenadas

Discos ao sábado

Aos sábados podes vir até à nossa cafetaria aconchegar o estômago e bater o pé ao som de um DJ Set. A cada sábado, das 18h às 22h, a mesa de mistura fica nas mãos de um DJ convidado.

Feiras ao domingo

Todos os domingos, entre as 11h e as 18h, o Largo das Conchas, um incrível pátio nas traseiras da Junta de Freguesia do Lumiar, mesmo em frente à Central Gerador recebe uma feira. Cada domingo terá um tema e, por isso, cada feira será diferente, sempre com 10 bancas de autores ou projectos únicos. Entre as 12h e as 13h há sempre um evento, relacionado com o tema da feira, que decorre no interior da Central Gerador.

2 de Junho | Feira de ilustração

9 de Junho | Feira do livro independente

16 de Junho | Feira da música

23 de Junho | Feira de ofícios

30 de Junho | Feira de fotografia

A entrada em todas estas iniciativas é gratuita. Fica atento que, ao longo dos próximos dias, vamos anunciar todos os detalhes e convidados. Vens celebrar connosco?

Onde fica a Central Gerador?

A entrada faz-se pela Rua Luis Pastor de Macedo, nas traseiras do edifício da Junta de Freguesia do Lumiar, pelo portão verde que estará aberto. A Central Gerador fica no Largo das Conchas, Casa da Cidadania, nº 5, Lumiar (Lisboa).