Inaugurou no dia 26 de janeiro Accord de Paris, uma mostra de Bordalo II a convite da galeria parisiense Mathgoth. Com peças no interior e no exterior, a exposição do artista que reutiliza o lixo para dar chamadas de atenção através da arte encontra-se patente até ao dia 2 de março. Uma área de 700 m2, um rés-do-chão e uma cave foram ocupadas pelas 30 esculturas construídas propositadamente para a exposição. Além das que se encontram à venda na galeria, duas obras foram oferecidas pelo artista à cidade de Paris. 

Em entrevista à jornalista Rosário Salgueiro, correspondente da RTP em França, conta que “a recolha de material é feita em centros de reciclagem ou alguns contactos com estaleiros de Câmaras Municipais”, mas que os lugares onde consegue encontrar “materiais mais interessantes” são “aterros ilegais”, por exemplo em fábricas desativadas.

O plástico, o “material que as pessoas não vão usar para fazer pequenos negócios”, é o que mais lhe interessa; aplica-o depois de desenhar as formas que retira de uma revista, da internet, de um jornal ou de uma fotografia sua — conta na mesma entrevista. Desenha maioritariamente animais para alertar os humanos dos perigos que as ações que vão tendo constitui para a natureza e os restantes seres vivos. 

A exposição já foi destacada pela imprensa nacional, nos órgãos de comunicações tradicionais e alternativos, como foi o caso da revista PRIMA, que dedicou a capa da segunda edição ao artista, mas também pela imprensa internacional, como aconteceu na revista francesa Graffiti Art magazine.

Capa da 42ª edição da Graffiti Art Magazine, dedicada à exposição Accord de Paris de Bordalo II

Artur Bordalo nasceu em Lisboa em 1987, no seio de uma “geração que é extremamente consumista, materialista e gananciosa”, como descreve na auto-biografia disponível no seu site. Neto de Artur Real Bordalo, pintor português, assina como Bordalo II e deixa vincada a marca que quer assumir enquanto artista — consciente da pegada humana que pode ter repercussões perigosas. 

Accord de Paris

Accord de Paris will be open from Tuesday to Sunday / Du mardi au dimanche, 14h – 19h till 2 March, Jusqu´au samedi 2 mars.A special thanks to @galerie_mathgoth , to my dream team and all the people that came from so many different countries to be present, you made my day and it was very special, Merci!#bordaloii #accorddeparis #mathgoggallerie #paris #trashart

Geplaatst door Bordalo II op Maandag 28 januari 2019

Vídeo da exposição Accord de Paris

Texto de Carolina Franco
Fotografia de Bordalo II, disponível na página do Facebook do artista

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.