"Há algo no seu bairro que gostaria de mostrar? Um aspeto do seu passado, um detalhe ou um espaço de convívio? As pessoas, os lugares ou as fronteiras?" são as perguntas que lançam o mote para o projeto "O Meu Bairro é Lisboa", uma colaboração entre a Estratégia de Desenvolvimento Local BIP/ZIP (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária), a Câmara Municipal de Lisboa e o Projeto Educativo Apordoc.

Até 5 de abril, estão abertas as inscrições para grupos que queiram participar no concurso, que pretende incentivar a partilha de perspetivas e olhares sob as zonas e bairros da cidade, com a elaboração de 10 curtas-metragens documentais em 10 bairros de Lisboa.

Em 2021, para celebrar os 10 anos de fundação da Estratégia de Desenvolvimento Local BIP/ZIP, as curtas-metragens estarão nas mãos das ideias originais dos grupos selecionados. Podem retratar aspetos sociais, históricos e culturais; apresentar um lugar específico do bairro ou contar a sua história; observar e analisar as pessoas que por ele passam, habitantes, turistas, ou mesmo explorar o passado, o presente e o futuro.

Dos participantes do grupo pelo menos um(a) deve ser morador(a) do bairro/zona e os restantes devem demonstrar relação com o bairro/zona onde decorre o projeto de filme com que se candidatam. Cada grupo selecionado terá oportunidade de elaborar a sua curta em oficina, e ser orientado por um formador do Projeto Educativo da Apordoc.

Para mais informações acerca do concurso "O Meu Bairro é Lisboa" contactar: projecto.educativo@apordoc.org.

Texto de Ana Mendes
Fotografia disponível na página de facebook da Câmara Municipal de Lisboa

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.