Foi lançado esta quarta-feira o último número de 2018 da revista online Pessoa Plural, dedicada ao estudo da obra do poeta português Fernando Pessoa. O número 14 desta publicação, agora disponibilizado ao público, tem como centro da sua análise o teatro pessoano e apresenta o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa como editor convidado.

A edição pode ser consultada no repositório digital da Brown University. Pessoa Plural — A Journal of Fernando Pessoa Studies, a revista online de Estudos Pessoanos é coeditada pela Brown, pela Universidad de los Andes e pela Warwick University. O próximo número da revista tem saída prevista para o verão de 2019.

O número 14, uma edição especial, foca-se na obra teatral do poeta, que tem vindo a adquirir cada vez mais visibilidade a nível nacional e estrangeiro, sobretudo devido ao trabalho de investigadores nesta área e a novas edições críticas que têm aparecido nos últimos tempos no mercado.

Como a nota editorial da revista indica, esta edição inclui ensaios que “analisam o diálogo entre a obra dramática de Pessoa e diferentes universos literários, como o simbolismo francês e o modernismo russo, convocando, também, outros autores que influenciaram a sua criação, nomeadamente Goethe, Marlowe e Shakespeare”.

A mais recente Pessoa Plural tem como conteúdo principal o artigo da autoria de Teresa Filipe denominado “Pessoa, tradutor sucessivo de Shakespeare”, um ensaio que aponta para materiais até agora inéditos do poeta português do século XX, entre os quais a transcrição completa da tradução de A Tormenta de William Shakespeare. O exemplar em inglês da peça de Shakespeare pertencente à biblioteca particular de Fernando Pessoa encontra-se hoje à guarda da Casa Fernando Pessoa.

Texto de Carolina Gaspar
Fotografia de Clem Onojeghuo, disponível via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.