A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), para comemorar os 100 anos do nascimento do poeta e escritor Jorge de Sena, antigo aluno desta Universidade, lançou uma Maratona Literária sobre a obra “O Físico Prodigioso”.

A Maratona Literária pretende desafiar todos os membros da faculdade – estudantes, docentes, alumni e colaboradores/as – a dar a voz na leitura coletiva de uma das obras mais emblemáticas do “Escritor da Casa”, a forma como a FEUP intitula Jorge de Sena. Os registos áudios serão divulgados nos canais online da Faculdade e, como resultado da compilação destes registos, está planeada a publicação de um áudio livro, que será posteriormente cedido à Biblioteca Sonora Digital da Biblioteca Pública Municipal do Porto.

Na obra de ficção “O Físico Prodigioso”, de 1964, “Jorge de Sena afirma-se como escritor plural, criando um ambiente medieval, religioso e mítico, evocando cantigas de amigo e sublimando um texto marcado pelo erotismo, breve marca do humano, punida pela moralidade vigente”, pode ler-se no comunicado da iniciativa da Universidade do Porto. E são estas características que a organização pretende manter na Maratona Literária.

Jorge Cândido de Sena nasceu em 2 de Novembro de 1919, em Lisboa. Em 1940, mudou-se para o Porto e, sete anos depois, terminou o curso de Engenharia Civil na FEUP, a mesma faculdade que agora o homenageia. Trabalhou 14 anos como engenheiro, mas foi logo em 1942 que editou o seu primeiro livro de poemas, Perseguição. Nas décadas seguintes, produziu uma obra extensa e variada, constituída por antologias de poesia, uma tragédia em verso, dez peças em um ato, mais de trinta contos, uma novela, um romance, aproximadamente quarenta volumes de crítica e ensaio e traduções de poesia, de ficção, de teatro e de ensaio. Foi um homem determinante na cultura portuguesa do século XX.

O site criado propositadamente para a celebração do centenário de Jorge de Sena, onde consta também em detalhe a vida e obra do poeta e escritor, explica os passos a seguir para a inscrição na Maratona Literária. O primeiro passo é enviar um e-mail para jorgedesena100@fe.up.pt, manifestando o interesse em participar.

Texto de Rita Dias
Fotografia disponível no site da Maratona Literária

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.