O ciclo de conferências “Do Comum”, uma parceria entre a Universidade Lusófona do Porto e o Teatro Municipal do Porto integra a programação do Rivoli nos dias 22 de janeiro e 12 de fevereiro. Explorar "o problema do comum em várias perspetivas” é o desafio lançado a Marco Martins, cineasta e encenador, no dia 22 de janeiro, e a Viriato Soromenho Marques, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no dia 12 de fevereiro. 

O primeiro ciclo de conferências desta parceria aconteceu entre janeiro e março de 2018, com o nome “Do Estranho”. Maria Filomena Molder, José Gomes Pinto e Fernanda Bernardo deram conferências com o intuito de pensar com o auditório temas importantes da contemporaneidade. À primeira conferência, de Maria Filomena Molder, seguiu-se a exibição do filme Todas as Cartas de Rimbaud (2017), de Edmundo Cordeiro. 

O que é humano e o que é produto dos humanos, os antecessores e os contemporâneos, a combinação de forças humanas e a potência do trabalho em comum, são tópicos que podem surgir como ponto de partida para as conversas no Pequeno Auditório. A entrada é livre. 

Texto de Carolina Franco
Fotografia de John-Mark Smith via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.