fbpx
Menu Grande Pesquisa
Carrinho0

O projeto vencedor da 4ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço sobe agora ao palco do D.Maria II

Another Rose, de Sofia Santos Silva, foi o projeto vencedor da 4º edição da Bolsa Amélia Rey Colaço. A peça, que chega ao D.Maria a 30 de junho, conta a história de um grupo fundado por mulheres como resposta a uma sociedade que não lhes é justa.

Fotografia de Anka Zhuravleva

Another Rose, de Sofia Santos Silva, foi o projeto vencedor da 4ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, uma iniciativa promovida pelo Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo), o Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa) e o Teatro Viriato (Viseu), que pretende contribuir para um aumento do acesso de jovens artistas e novas companhias de teatro a meios de produção fundamentais.  Sofia Santos Silva junta-se assim a Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça (criadores de Parlamento Elefante), Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema (criadoras de Aurora Negra) e Tiago Lima (criador de Ainda estou aqui), vencedores das três primeiras edições da Bolsa.

A peça conta-nos a história de um grupo fundado por mulheres como resposta à violência sistémica e discriminação generalizada de uma sociedade assente em práticas e costumes patriarcais que banalizam a violência sobre as mulheres - o Gulabi Gang. Catarina Carvalho Gomes, Cire Ndiaye, Mafalda Tuna e Sofia Santos Silva dão voz a estas mulheres que querem lutar contra um mundo que não lhes cabe. Sampat Pal é a líder do grupo, que inicia este espaço de luta com o intuito de consciencializar as mulheres sobre os seus direitos constitucionais e mecanismos de defesa no combate às desigualdades de género enraizadas na sociedade.

O espetáculo, "suscetível a gatilhos emocionais sobre violência doméstica, sexual e social", como avisa a organização em nota de imprensa, é um encontro à distância com estas mulheres que cantam os seus ideais de mudança e mostram os passos de uma irmandade que se unifica pela transformação. Por outro lado, Another Rose quer destacar a importância de todo o tipo de irmandades, em qualquer contexto e realidade, que iniciam espaços de resistência contra os atos que pretendem prejudicar a especificidade de cada corpo.

Another Rose, que estreou no passado dia 3 de junho, no Teatro Viriato, sobe agora ao palco do Teatro Nacional D. Maria II, de 30 de junho a 10 de julho, e segue para O Espaço do Tempo, nos dias 9 e 10 de setembro.

NO GERADOR ABORDAMOS TEMAS COMO CULTURA, JUVENTUDE, INTERIOR E MUITOS OUTROS. DESCOBRE MAIS EM BAIXO.

Já pensaste em tornar-te sócio gerador?

Ser Sócio Gerador é ter acesso à assinatura anual da Revista Gerador (4 revistas por ano), a descontos nas formações da Academia Gerador, passatempos exclusivos, experiências e vantagens na cultura.

Shopping cart
There are no products in the cart!
Continue shopping
0
{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}
Copy link
Powered by Social Snap