No próximo dia 6 de março celebramos a chegada às bancas da 30º Revista Gerador. Uma edição com número redondo que nos deixa verdadeiramente orgulhosos (isto dos números certinhos obriga-nos sempre a sentimentos extra) e que decidimos dedicar ao tema da lusofonia.

Desafiamo-nos, por isso, na grande reportagem de capa desta edição, escrita pelos jornalistas Andreia Monteiro e Ricardo Ramos Gonçalves, a alargar horizontes e a procurar as vozes daqueles que connosco partilham a língua portuguesa.

Dum passado que não conhecia o conceito de lusofonia até à reconstrução desta noção enquanto partilha igualitária de conhecimento, propusemo-nos a viajar através dos testemunhos e experiências de académicos, artistas e entidades dos países de língua oficial portuguesa.

Numa altura em que muito se discute os prós e os contras da existência da noção de lusofonia, quisemos perceber o que esta representa hoje numa reportagem para saborear com calma, onde falámos com autores como o ator e encenador André Amálio, que tem trabalhado em torno das questões coloniais, a jornalista, professora e escritora Isabela Figueiredo, a rapper brasileira Samantha Muleca, a artista Selma Uamusse, Francisco Ribeiro Telles, secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a companhia Teatro Griot ou os músicos Batida e Luca Argel.

A capa desta edição, que será revelada no dia 5 de março, ficou nas mãos do incrível Mantraste.

A Revista Gerador é uma revista bimestral centrada na investigação jornalística da cultura portuguesa. Escrevemos sobre os temas fundamentais da cultura portuguesa, com profundidade, rigor e dedicação, mas também com descontração, humor e capacidade de encaixe.

A 6 de março a Revista Gerador 30 estará à venda no nosso site aqui ou nas bancas de todo o país. Mas, se queres passar a receber a revista em casa, antes de ir para as bancas, podes comprar o teu Cartão Sócio Gerador aqui. Para além de assinares a revista tens ainda acesso a descontos e experiências em entidades da cultura portuguesa. Sabe tudo neste link.
revista-gerador-lusofonia-bancas