A obra do artista Neeraj Bhatia, Jardim das Cenas Emolduradas, instalada na Mata do Fontelo, concebida e executada especificamente para a edição do POLDRA – Public Sculpture Project Viseu, de 2018, foi distinguida internacionalmente com o prémio Prix de Rome in Architecture – Professional, atribuído anualmente pelo Canada Council for the Arts.

Com o intuito de criar pontes entre Viseu cidade e região por meios da linguagem artística, o POLDRA foi desenvolvido para apresentar propostas que permitam reinventar os diversos espaços públicos da região numa linguagem contemporânea, oferecendo de tal modo, uma coleção de arte a céu aberto.

A edição inaugural do POLDRA, para além da obra de Neeraj Bhatia, a obra Por favor, segue a linha vermelha, de Cristina Ataíde e 14 000 Newtons, de Pedro Pires, foram as criações vencedoras e que permaneceram em vigor na região durante 2 anos.

A candidatura de Bhatia teve por base a obra em solo português, levando-o não só à distinção internacional, como também ao prémio monetário de 50.000€.

Texto de Rita Matias dos Santos
Fotografia de ©POLDRA

geraSe queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.