A cidade de Braga apresenta uma nova orquestra, a ODE: Orquestra de Dispositivos Eletrónicos. Este grupo, composto apenas por computadores, iPads, sintetizadores e outros dispositivos digitais, vai ter ensaios regulares a partir deste ano de 2020 e já abriu a open call para jovens artistas.

Até 25 de março, qualquer pessoa entre os 15 e os 18 anos pode inscrever-se para criar música a partir de dispositivos eletrónicos. “Nesta Orquestra trocamos os instrumentos tradicionais por dispositivos digitais. Dispensamos as cordas, metais e outros que tais, para ‘tocar’ computadores, iPads e sintetizadores”, pode ler-se na página do Facebook.

As primeiras apresentações públicas da orquestra terão lugar através de um concerto no Gnration Open Day e num espetáculo de comunidade ainda a definir. Quem quiser participar basta enviar um e-mail para circuito@bragamediaarts.com

Pensado através da tecnologia, o grupo vai contar com novos maestros e novos músicos a cada ano letivo. Este ano, a direção artística pertence à  Imaginando, uma empresa local que se dedicada à investigação e desenvolvimento de software áudio.

Texto por Gabriel Ribeiro
Fotografia de Liam Briese via Unsplash

Se queres ler mais notícias sobre a cultura em Portugal, clica aqui.