A celebração dos 45 anos do 25 de Abril faz-se em Oeiras com uma programação vasta que vai desde conversas, a exposições, concertos ou workshops.

Este fim-de-semana, no sábado 6 de Abril, três incríveis ilustradores portugueses sentam-se na Galeria Verney, bem no Centro Histórico de Oeiras, para falar de liberdade. São eles:

Ana Gil, ilustradora conhecida pela ligação do seu trabalho à gastronomia e por partilhar os seus projectos na sua conta de Instagram. Já criou ilustrações para marcas como a TAP, a Worten ou a Samsung, revistas, jornais e livros, mas adora fazer parte de projetos novos e diferentes. É uma amante de poesia, viagens e boa comida e o seu trabalho é um esboço da sua vida diária.

Nuno Saraiva colaborou praticamente com toda a imprensa escrita portuguesa. Com Júlio Pinto criou as séries em BD Filosofia de Ponta, Arnaldo o Pós Cataléptico e a A Guarda Abília. O seu livro Tudo isto é Fado!, foi galardoado com o prémio Melhor livro de BD 2016 pela FIBDA. Para além disso, ilustrou inúmeros livros e foi autor da imagem das Festas de Lisboa que animam arraiais desde 2014.

Inês Machado é co-fundadora da editora Triciclo, criada em 2017. No mesmo ano criou juntamente com Francisca Valador uma pequena marca de estacionário intitulada Prudêncio. Atualmente, trabalha em ilustração, gravura, pintura e livro de artista. Já participou em múltiplas exposições coletivas e é co-criadora e orientadora de oficinas de ilustração e gravura.

Já no domingo, dia 7 de Abril, cinco incríveis instagramers portugueses vão explorar alguns dos espaços mais bem escondidos do Município de Oeiras. São eles @_diogooliveira_, @guirbarata, @martanferreira, @teresacfreitas e @voodoolx. O programa conta com visitas a espaços como o Palácio do Marquês de Pombal, a Fundição de Oeiras, antiga fábrica de metalurgia, o Casal da Manteiga, antiga quinta dos Marqueses de Pombal onde, hoje, é produzido o vinho de Carcavelos. O da termina no Templo na Poesia, um icónico edifício em pleno Parque dos Poetas.

Acompanha o olhar destes cinco incríveis instagramers através das suas contas de instagram ou do Instagram do Gerador.

Créditos – Foto de Andreia Mayer