Vamos abrir a caixa de ferramentas da escrita de canções e descobrir os bastidores da palavra cantada

Do que é feita uma canção? De palavras e sons, é certo, mas vivemos todos os dias cercados de palavras e sons, e nem tudo o que ouvimos se transforma em canção. Ou transforma? A verdade é que, desde que aprendeu a cantar, a nossa espécie faz canções. Canções de embalar, canções de trabalho, cânticos de devoção às divindades. Ao longo de milénios, desenvolvemos uma grande perícia para combinar as palavras e os sons, num universo inesgotável de possibilidades.
Nesta Oficina da Canção vamos examinar as componentes deste jogo de combinações que se consagraram pela prática: a rima e a métrica, o verso e o refrão, a metáfora e a metalinguagem. Isto é, vamos abrir a caixa de ferramentas do cancionista e investigar os mecanismos que ele coloca em funcionamento quando as cortinas se abrem e o cantor começa a cantar. 

Quais são os objetivos deste curso?

  • Exercitar a audição crítica
  • Debater o espaço de possibilidades que a canção ocupa no panorama social 
  • Explorar diversas ferramentas de compreensão e análise da canção como objeto poético
  • Experimentar na prática o uso destas ferramentas dentro do processo criativo

Quem é o formador?

Luca Argel é um cantautor carioca, residente em Portugal desde 2012. Licenciado em música pela UNIRIO e mestre em literatura pela Universidade do Porto, tem trabalhado como vocalista e compositor de canções e bandas sonoras para bailado e cinema, e como apresentador de rádio. Tem livros de poesia publicados no Brasil, em Espanha e em Portugal, um dos quais foi semifinalista do Prémio Oceanos 2017. Tem quatro álbuns lançados, o último dos quais, Samba de Guerrilha, é dedicado à história política deste género musical.

Qual é o programa das aulas?

Aula 1 | Tijolo por tijolo num desenho lógico 
Breve reflexão conceptual sobre a canção e a sua posição no campo poético.As ferramentas básicas do cancionista contemporâneo: a rima, a prosódia, a forma, as figuras de estilo. Breve introdução aos elementos musicais da canção: melodia, harmonia, ritmo.

Aula 2 | Vejam esta maravilha de cenário
As três categorias poéticas de Pound, aplicadas à canção. A canção como coleção de imagens: canção-pintura / canção-cinema. A canção como portadora de uma história: do lírico ao épico.

Aula 3 | Se você tem uma ideia incrível é melhor fazer uma canção
O encontro entre som e sentido: "música ficta” e metalinguagem na canção. A canção como exercício de reflexão e intervenção. Audição e comentário às canções dos alunos que se sentirem confortáveis em partilhá-las.

Quando acontece? 

17, 18 e 19 de agosto. Das 18h30 às 21h30.

Como funciona o curso?

Este curso tem a duração de 9 horas repartidas em 3 dias de aulas. Esta formação tem uma lógica mista: presencial e online. Isto significa que, se quiseres frequentar o curso de forma presencial, a formação decorrerá na Central Gerador, em Lisboa, no horário previsto para o curso. 

Se a quiseres frequentar online, irás receber um link através do qual consegues aceder à formação em tempo real. Quem estiver em videoconferência, poderá ver e ouvir tudo o que se passa, bem como participar na sessão juntamente com toda a turma. :-) As aulas ficam gravadas para consulta, a pedido do aluno, durante o período do curso.

Como posso participar?

Para teres acesso à experiência completa, adquire aqui o teu pacote Academia de Verão.

Se preferires frequentar apenas este curso, entra aqui.

Se tiveres dúvidas envia-nos um e-mail.

curso-lucaargel-gerador